Síria: EUA e Rússia vão debater bombardeamentos no terreno

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Nações Unidas, Nova Iorque, 30 set (Lusa) -- Os Estados Unidos e a Rússia acordaram hoje realizar brevemente conversações entre os respetivos comandos militares sobre os bombardeamentos na Síria contra o grupo extremista Estado Islâmico, informaram os chefes da diplomacia dos dois países.

O acordo tem como objetivo "evitar incidentes indesejados", explicou o chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, em declarações aos jornalistas junto ao seu homólogo norte-americano, John Kerry.

Segundo Kerry, que reiterou as "preocupações" dos Estados Unidos sobre os objetivos da intervenção russa na Síria, os encontros podem começar na quinta-feira.

A força aérea russa realizou hoje o primeiro bombardeamento na Síria, a pedido do Presidente Bashar al-Assad, tendo a intervenção militar suscitado dúvidas, em muitos países ocidentais, sobre os alvos visados: elementos do grupo extremista Estado Islâmico ou rebeldes.

Khaled Khoja, líder da oposição síria no exílio, afirmou que 36 civis morreram no ataque russo em Homs e acusou a Rússia de estar a agir para manter Al-Assad no poder e não para atingir o Estado Islâmico.

O secretário da Defesa norte-americano, Ashton Carter, também afirmou hoje que a intervenção da Rússia na Síria está "condenada ao fracasso".

Os Estados Unidos lideram a coligação internacional que combate o grupo extremista Estado Islâmico.

MSE (HSF) // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Sobe para 67 número de mortos nas inundações no Brasil

As autoridades brasileiras atualizaram para 67 o número de vítimas mortais das inundações no sul do Brasil, enquanto 101 pessoas continuam desaparecidas.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.