Famílias portuguesas poupam pouco e gastam mais

Famílias portuguesas poupam pouco e gastam mais
| Economia
Porto Canal (CYO)

Dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), relativos ao primeiro semestre de 2015, revelam que portugueses estão a cortar nas poupanças e a gastar quase tudo em consumo.

Segundo dados do INE, a poupança está a atingir um dos níveis mais baixos de sempre, à medida que os gastos do rendimento disponível atingem os 96%, ficando ao nível do que acontecia em 2008.

Em comparação com o primeiro semestre de 2014, o consumo cresceu 3,7%, apesar do rendimento disponível só ter aumentado cerca de 1,6%. Já a poupança teve uma queda de 28% no mesmo período. O consumo tem também avançado com o crédito bancário concedido a particulares, que teve um aumento de 17%, valor mais alto desde 2006.

De acordo com o Diário de Notícias estes dados demonstram que com mais consumo, mais importações e menos poupança, a economia pode voltar a ficar desequilibrada. No entanto, mostram também que as famílias portuguesas estão a voltar ao seu modo de vida tradicional, dedicando-se mais ao consumo do que à poupança.

+ notícias: Economia

Atualização da Euribor traz mínimos desde outubro

A taxa Euribor desceu esta segunda-feira a três e a seis meses para mínimos desde outubro do ano passado e subiu a 12 meses face a sexta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.