Hungria ergue vedação na fronteira com a Croácia

Hungria ergue vedação na fronteira com a Croácia
| País
Porto Canal (LYV)

O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orban, após ter impedido a entrada de refugiados na fronteira com a Sérvia, irá agora criar vedações na fronteira com a Roménia "e em certos pontos da fronteira com a Croácia", como anunciou ao jornal austríaco "Die Presse".

Viktor Orban, primeiro-ministro húngaro, anunciou esta quarta-feira, a sua intenção em prolongar a construção de vedações - que impedem os refugiados de entrar no seu país- que agora se estende à  fronteira com a Roménia e em certos pontos da fronteira com a Croácia.

"Decidimos contruir uma vedação também na fronteira com a Roménia. Vamos ainda erguer outras em certos pontos da fronteira com a Croácia”, aferiu em entrevista ao jornal austríaco “Die Presse”.

O primeiro-ministro húngaro atestou que iria opor-se à proposta de recolocação de 120 mil refugiados, que está a ser estudada pela União Europeia. “Vou votar contra. Mas se é uma lei, legalmente não nos podemos opor. A Hungria perderá em tribunal. Essa é a armadilha institucional”, justificou.

Segundo o jornal britânico "The Guardian", a empresa alemã Mutanox, que vendeu arame farpado para erguer a primeira vedação na Hungria, recusou vender mais ao país. Isto porque alega que o arame farpado serve para prevenir atos criminosos e que crianças e adultos a fugirem da guerra não pode ser considerado um crime.

+ notícias: País

Várias escolas fecham portas de Norte a Sul do país em dia de greve da Função Pública

A greve dos trabalhadores da administração pública, que teve início esta sexta-feira às 07h00, levou já ao encerramento de várias escolas de norte a sul do país, disse à agência Lusa o coordenador da Frente Comum, Sebastião Santana.

Parlamento elege representantes para os conselhos de Defesa, Informações e Segurança

O parlamento elege esta sexta-feira os seus representantes para os conselhos superiores de Defesa, de Informações, de Segurança Interna e de Segurança do Ciberespaço, cujos candidatos foram alvo de um acordo entre PSD e PS.

"Pelas pessoas e pela igualdade". Marcelo e Montenegro assinalam Dia Internacional contra a Homofobia

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, assinala esta sexta-feira o Dia Internacional de Luta contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia com o compromisso para com um país mais justo em que ninguém é discriminado pela orientação sexual.