Tecnoforma: Ministério Público escuda Poiares Maduro, Pacheco Pereira e Clara Ferreira Alves

Tecnoforma: Ministério Público escuda Poiares Maduro, Pacheco Pereira e Clara Ferreira Alves
| País
Porto Canal (LYV)

Um ministro, um comentador político e um jornalista foram acusados por crimes de ofensa contra a empresa Tecnoforma. O Ministério Público (MP) considera que não faz sentido levar as três personalidades a julgamento. A juíza de instrução pronunciará a sua decisão na próxima sexta-feira.

A empresa Tecnoforma - que já contou com Passos Coelho e Miguel Relvas como colaboradores - decidiu avançar com um processo contra Poaires Maduro, Pacheco Pereira e Clara Ferreira Alves, após estes terem tecido declarações que ofenderam a empresa. 

O Ministério Público (MP) surge em defesa das três personalidades formulando um pedido, durante esta sexta-feira, à juíza de instrução criminal requerindo a "não pronúncia dos arguidos". Esta posição foi avançada pela procuradora do MP, durante o debate instrutório, sendo que agora recaí sobre a juíza do Tribunal Criminal de Lisboa tomar uma decisão sobre a realização ou não de julgamento. Essa decisão será conhecida na próxima sexta-feira.

Após o MP ter dado a conhecer a sua posição, o advogado da Tecnoforma, Cristóvão Carvalho alegou em tribunal que os comentários de Pacheco Pereira lesaram a imagem e a credibilidade da Tecnoforma. Por sua vez, advogado de Clara Ferreira Alves e de Pacheco Pereira, Ricardo Correia Afonso alegou que não há indício de crime e invocou o direito à liberdade de expressão. Francisco Teixeira da Mota, advogado de Poiares Maduro, ascrescentou que "as restrições à liberdade de expressão têm que ser mínimas para as pessoas não terem medo de falar", conclui o causídico.

+ notícias: País

Quando é que o céu se volta a pintar de rosa? A resposta dos especialistas para o fenómeno raro em Portugal

Portugal foi surpreendido com um espetáculo celestial único na noite passada. Uma aurora boreal tingiu o céu de cor-de-rosa e fez as maravilhas de fotógrafos e vários utilizadores nas redes sociais por todo o país que capturaram o momento. Se não a viu, esteja atento porque há a chance do fenómeno se repetir durante o fim de semana, especialmente a Norte.

Protecção Civil com 300 operacionais para apoiar peregrinos em Fátima

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) vai ter cerca 300 operacionais para prestar assistência aos peregrinos que se deslocam ao Santuário de Fátima, numa operação que decorre entre este domingo e segunda-feira.

Ginásios já recuperaram números pré-pandémicos e nunca houve tantos utilizadores

Os ginásios em Portugal estão a testemunhar um aumento significativo no número de praticantes, com mais de 700 mil pessoas a aderirem à prática de exercício físico. Os números devem-se a um resultado de uma recuperação notável após os anos de 2020 e 2021, que foram marcados por uma redução no número de sócios e membros devido aos encerramentos e restrições relacionadas com a pandemia da Covid-19.