Associação Europeia de Clubes discute iniciativa de doação do FC Porto

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Porto, 08 set (Lusa) - A Associação Europeia de Clubes (ECA) vai discutir na reunião de hoje a iniciativa proposta pelo FC Porto, cujo objetivo é a doação de um euro por bilhete vendido nos primeiros jogos 'caseiros' da Liga dos Campeões.

Na 'newsletter' do FC Porto, Dragões Diário, cujo conteúdo revela a adesão de cinco clubes da 'Champions' à iniciativa de doação do clube nortenho, lê-se também que os germânicos do Bayern Munique confirmaram a discussão do assunto na reunião de hoje da ECA.

"O Bayern Munique disse que o assunto seria discutido na reunião de hoje da Associação Europeia de Clubes [ECA]", refere o FC Porto na sua 'newsletter'.

Malmoe, Borussia Monchengladbach, Sevilha, Dínamo de Zagreb e Gent já responderam positivamente à carta enviada à UEFA a 04 de setembro, tendo já recebido o apoio e encorajamento do presidente Michel Platini, a quem Pinto da Costa pediu a união da família do futebol.

"A família do futebol tem uma longa tradição de solidariedade e responsabilidade social, é por isso impossível fechar os olhos ao drama dos migrantes e refugiados que tentam entrar em solo europeu", lê-se na carta enviada à UEFA.

Na mesma carta, Pinto da Costa anunciou que o FC Porto vai doar um euro por bilhete vendido para o jogo da segunda jornada da 'Champions' frente aos ingleses do Chelsea, convidando os restantes 31 clubes a fazer o mesmo.

Além de apoiar a iniciativa do FC Porto, a UEFA está também a trabalhar num projeto adicional, no qual as doações serão feitas através da sua fundação, disse na terça-feira Pedro Pinto, diretor de comunicação da entidade que tutela o futebol europeu.

O Marítimo, da Liga Portuguesa, vai também acolher cinco crianças migrantes, comprometendo-se em dar-lhes um lar, além de cuidados alimentares coadunados com a prática desportiva, lê-se em nota publicada no sítio oficial do clube na internet.

Perto de 365.000 migrantes e refugiados atravessaram o Mediterrâneo desde janeiro e mais de 2.700 morreram, de acordo com os dados divulgados pela Organização Internacional para as Migrações.

Mais de 245.000 chegaram à Grécia e mais de 116.000 à Itália.

FZC/NF // NF

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

De António Nicolau de Almeida a André Villas-Boas. 130 anos de história dos presidentes do FC Porto

Ao ser eleito presidente do FC Porto, André Villas-Boas tornou-se o sucessor de 31 homens que, desde 1893, transformaram uma sociedade de amigos ricos que se juntavam para praticar futebol numa potência desportiva internacional. Foram muitos os que deram contributos decisivos para o avanço do clube, mas nenhum se distingue mais do que Jorge Nuno Pinto da Costa, o líder mais longevo e titulado da história do desporto mundial.

FC Porto (Bilhar): Liderança reforçada no bilhar

A equipa de bilhar às três tabelas do FC Porto recebeu e venceu o Leixões pela margem máxima (4-0), e consolidou o primeiro lugar na penúltima jornada da fase regional do campeonato.

FC Porto (Sub-15): Oito dragões chamados à seleção nacional

O FC Porto tem oito representantes na convocatória da seleção lusa de sub-15 para o 6º Torneio Internacional Vlatko Markovic, que vai decorrer na Croácia de 12 a 20 de maio.