Japão levanta parcialmente proibição de entrada no último dos municípios vedado devido a Fukushima

| Mundo
Porto Canal / Agências

Tóquio, 28 maio (Lusa) -- O Governo do Japão levantou hoje parcialmente a proibição de entrada no último dos municípios que permanecia vedado dentro da zona de exclusão delineada em torno da central nuclear de Fukushima devido aos elevados níveis de radiação.

A localidade de Futaba, uma das que 'alberga' a central nuclear e cujos 6.520 tiveram de abandonar as suas casas, foi a última a levantar a proibição, 26 meses depois de ter sido decretada a crise nuclear, apesar de se manterem fortes restrições ao acesso à zona, detalhou a cadeia televisiva NHK.

Futaba era um dos municípios que, em abril de 2011, o Governo nipónico incluiu na "zona de exclusão" criada num raio de 20 quilómetros em torno da central nuclear a fim de proteger a população da radioatividade.

No entanto, os residentes de Futaba apenas poderão visitar durante o dia uma área equivalente a 4 % do município, não podendo ali pernoitar. Assim, 96 % da zona continuará totalmente vedada, por registar elevados níveis de radiação, acima do patamar de segurança estabelecido.

Segundo o presidente da câmara de Futaba, Shiro Izawa, o levantamento parcial é um primeiro passo com vista à reconstrução da região, cuja população está, na sua maioria, a viver na localidade de Saitama, a norte de Tóquio.

Segundo um estudo oficial, publicado no verão, cerca de 18 % das 86.000 pessoas que tiveram de abandonar as suas casas por causa da crise em Fukushima não poderá voltar à sua terra devido à elevada radiação pelo menos nos próximos dez anos.

A crise de Fukushima ocorreu a 11 de março de 2011, na sequência de um devastador tsunami.

DM // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.