Videntes, cartomantes e bruxos de regresso a Vilar de Perdizes - Montalegre

Videntes, cartomantes e bruxos de regresso a Vilar de Perdizes - Montalegre
| Norte
Porto Canal

O Congresso de Medicina Popular de Vilar de Perdizes, em Montalegre, organizado desde 1983 pelo padre António Fontes, arranca hoje com videntes, cartomantes e bruxos com promessas de cura para o corpo, para a alma e para a crise.

Durante quatro dias, a aldeia de Trás-os-Montes, no distrito de Vila Real, transforma-se na "capital do misticismo" com 20 "profissionais do oculto" a oferecerem massagens, ervas para os males, licores afrodisíacos, fotografias da aura e sessões de hipnose regressiva.

Além disso, um misto de investigadores, especialistas de medicinas alternativas e doenças da mente e do espírito debatem temas como o exorcismo, tanatologia, reumatismo, ataques de pânico, medicinas alternativas e novas plantas medicinais.

O mentor do congresso, o padre Fontes, conhecido por "Dom Bruxo", revelou à Lusa que, este ano, e pela primeira vez, haverá artesões de Vilar de Perdizes a trabalhar ao "vivo" nas ruas.

"Queremos envolver as pessoas no evento para que divulguem as suas artes e, daí, tirem proveito económico com a vinda de visitantes de norte a sul do país", afirmou.

A criação de restaurantes, hospedarias, padarias, produtores de licores, chás, compotas e, até, uma discoteca na aldeia são conquistas do congresso, mas o padre quer "mais".

O congresso, que conta 27 edições em 30 anos, resiste, na opinião do pároco, devido à curiosidade e fascínio dos portugueses pelos temas do oculto e do místico condenáveis pela igreja, ciência e poder.

As pessoas que vêm a Vilar de Perdizes, explicou, fazem-no à procura de respostas a problemas de saúde aos quais a ciência, por vezes, não apresenta soluções.

"Não é só a ciência que cura. A religião e a ervanária também curam se as pessoas tiverem crença", realçou.

Apesar de cansado pela idade e pela doença, o padre Fontes revelou que não quer deixar encerrar a escola da medicina popular, dos chás e das ervas, que abriu há três décadas.

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.