António Costa acusa Governo e Carlos Costa de criarem ilusão de ausência de custos

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 01 set (Lusa) - O secretário-geral do PS afirmou hoje esperar que a venda do Novo Banco seja a melhor possível, mas criticou Governo e governador do Banco de Portugal por "criarem a ilusão" de ausência de custos para os contribuintes.

A venda do Novo Banco foi um dos temas abordados por António Costa em resposta a perguntas colocadas por internautas, durante uma sessão de 'live streaming', a partir da sede nacional do PS, em Lisboa, que durou cerca de uma hora e 40 minutos.

"Neste momento, não quero dizer nada que possa prejudicar as negociações e faço votos para que seja alcançado o melhor resultado, com o menor prejuízo para a economia, para o nosso sistema financeiro e, sobretudo, para os contribuintes", declarou o líder socialista.

Neste ponto, o secretário-geral socialista optou por recomendar que se aguarde pelo fim das negociações e considerou que é do interesse geral "que se alcance o melhor resultado possível de forma a minorar o impacto muito negativo que isto teria no nosso sistema financeiro e sobre os contribuintes".

Depois, no entanto, criticou duramente a atuação do Governo e do governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, na gestão do processo de transição entre o Banco Espírito Santo/Grupo Espírito Santo (BES/GES) e a criação do Novo Banco.

"Foi um gravíssimo erro a forma como o Governo e o senhor governador do Banco de Portugal quiseram criar a ilusão de que a resolução sobre o BES seria feita sem custos para os contribuintes. A resolução tinha de ser feita, mas nunca se deveria ter iludido os contribuintes", apontou o secretário-geral do PS.

António Costa foi ainda mais longe e disse que, neste processo, já tinha bastado ter-se alimentado a ilusão junto de investidores, "dando sinais repetidos de confiança numa instituição que, como se viu, estava a menos de um mês de entrar em colapso".

"Iludir de novo os contribuintes, fazendo crer que esta resolução não tinha custos, foi um enorme erro", reiterou o líder socialista.

PMF // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Boas notícias para o crédito à habitação. Confira as alterações da Taxa Euribor

A taxa Euribor desceu esta sexta-feira a três, a seis e a 12 meses face a quinta-feira.

Há boas notícias para os automobilistas. Confira as alterações nos preços dos combustíveis

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível, tal como ocorreu na semana passada. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vão baixar.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.