CDS-PP diz que descida do desemprego reflete maior investimento e confiança na economia

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 31 ago (Lusa) - O CDS-PP afirmou hoje a descida de 0,2 pontos percentuais na taxa de desemprego reflete a maior confiança na economia, que, desta forma, capta mais investimento gerador de postos de trabalho.

"Nós entendemos que estes números vêm reforçar a confiança e a esperança neste percurso que temos feito. Neste momento, o país tem os investidores, os empreendedores, mais confiantes na sua economia, com isso captam mais investimento e com esse investimento é possível combater a maior fratura social que é o desemprego", afirmou à agência Lusa o líder parlamentar do CDS, Nuno Magalhães.

A taxa de desemprego desceu 0,2 pontos percentuais em julho face a junho, para 12,1%, segundo a estimativa provisória divulgada hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

A taxa provisória estimada para junho era de 12,4%, mas a taxa definitiva baixou para os 12,3%, tendo assim diminuído 0,1 p.p face ao mês anterior, uma tendência que se regista desde fevereiro.

Nuno Magalhães assinalou o país "conseguiu num processo muito difícil de ajustamento, por força de políticas do anterior Governo, quatro anos volvidos ter números ao nível do desemprego que são os melhores de há vinte trimestres consecutivos".

"É uma recuperação consistente e sólida que nos permite reforçar a confiança e a esperança no caminho que temos percorrido", afirmou.

Os valores referentes a julho são provisórios, uma vez que se trata de um trimestre móvel em que para os dois primeiros meses a recolha da informação do inquérito ao emprego já foi concluída e para o terceiro mês foi realizada uma projeção com base em modelos de séries temporais.

ACL (JNM) // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.