Quercus pede reforço de meios no Gerês para salvar áreas sensíveis dos incêndios

Quercus pede reforço de meios no Gerês para salvar áreas sensíveis dos incêndios
| Norte
Porto Canal

A associação ambientalista Quercus alertou hoje que o incêndio no Parque Nacional da Peneda-Gerês está a afetar "habitats prioritários" e apelou ao reforço dos meios de combate para evitar a propagação das chamas a "áreas mais sensíveis".

Em comunicado, a Quercus refere que o incêndio está a afetar "bosques de teixo, mas também azevinho e azereiro, com elevada diversidade biológica do Sítio de Importância Comunitária das Serras de Peneda-Gerês".

"Este incêndio ameaça os mais importantes valores naturais de Portugal, no nosso único parque nacional, pelo que o reforço de meios para o seu combate deve ser prioritário", acrescenta.

Tendo em conta que se trata de uma área de "difícil acesso", a Quercus pede, nomeadamente, a alocação de meios aéreos, no sentido de se evitar "rapidamente" a propagação do incêndio "para áreas mais sensíveis".

A Lusa tentou ouvir o diretor do PNPG, Rogério Rodrigues, mas ainda não foi possível.

Um incêndio deflagrou pelas 06:30 de hoje no PNPG, em Terras de Bouro, e chegou a ter uma frente no sentido da Mata da Albergaria, zona de reserva integral, mas essa frente já foi extinta.

Segundo o site da Autoridade Nacional da Proteção Civil, trata-se de um "incêndio em mato".

O incêndio continua com uma frente ativa, numa zona onde o combate por terra "é impossível", por falta de acessos.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.