PCP exige compensações aos pescadores e alargamento da captura da sardinha

PCP exige compensações aos pescadores e alargamento da captura da sardinha
| Política
Porto Canal (DYP)

Num encontro com a Federação de Sindicatos da Pesca, o PCP exigiu esta segunda-feira o alargamento da captura da sardinha e compensações aos trabalhadores, e assegurou que nos próximos dias será atingido o limite da quota portuguesa.

Vasco Cardoso, da Comissão Política do Comité Central do PCP disse à Lusa que "estamos a poucos dias do esgotamento da possibilidade de pesca da sardinha no nosso país. É um produto muito apreciado pela nossa população, fundamental para a indústria conserveira e, por falta de intervenção do Governo português, estamos numa situação em que a pesca da sardinha pode acabar no ano de 2015, com os prejuízos que isso tem para a economia nacional e para os pescadores".

A Federação dos Sindicatos do Sector da Pesca foi recebida pelo PCP em Lisboa e no final do encontro os comunistas retiraram o seu apoio às exigências feitas pelos representantes dos pescadores.

Vasco Cardoso afirmou ainda que "acompanhamos a exigência que é colocada de se encontrarem mecanismos de compensação aos trabalhadores por perda dos seus rendimentos, mas sobretudo de se reexaminar a possibilidade de alargar a captura da sardinha ainda no decorrer do presente ano".

O dirigente comunista refere que a "grande contradição entre discurso da economia do mar, do país no bom caminho e da recuperação" .

"Nós não nos conformamos com isto, apelamos à luta dos pescadores da sardinha e dos armadores contra esta situação. Estamos a falar de 150 embarcações e mais de 2.000 trabalhadores que podem ficar sem qualquer tipo de rendimento até ao final do ano” declarou o dirigente.

Sustentando a sua afirmação explica que "Um pescador que não pesca não tem rendimento e isso reflecte-se na sua vida e na vida da sua família. Em concelhos como o de Peniche, em que os pescadores estão dependentes da pesca da sardinha, e depois as suas famílias, particularmente as mulheres, são operárias conserveiras, em que o mesmo problema se coloca por via da falta de matéria-prima".

+ notícias: Política

Livre aprova grupo de trabalho sobre primárias e quer referendo à regionalização em 2026

O 14.º Congresso do Livre aprovou este domingo 21 das 25 moções específicas apresentadas aos congressistas, que incluem a criação de um grupo de trabalho para melhorar o processo de primárias e um referendo nacional sobre a regionalização em 2026.

Rui Rocha rejeita apoio a Costa para cargo a Europa e critica proposta do PS e da AD

O presidente da IL afirmou que o partido recusa apoiar António Costa para um cargo europeu por não ter uma visão reformista e criticou propostas dos cabeças de lista do PS e AD às europeias.

Catorze candidaturas começam este domingo campanha eleitoral na Madeira

A campanha eleitoral das eleições legislativas regionais antecipadas na Madeira começa este domingo, envolvendo as 14 candidaturas que vão a votos em 26 de maio.Segundo os orçamentos consultados pela Lusa, as 14 candidaturas (13 partidos únicos e uma coligação de dois partidos) preveem gastar um total de 949.678,34 euros na campanha que irá decorrer até dia 24.