Grécia: Texto do acordo com credores submetido ao parlamento para ractificação

| Economia
Porto Canal com Lusa

Atenas, 12 ago (Lusa) -- O texto do acordo entre o governo grego e os seus credores sobre um terceiro plano de assistência em troca de ajustes orçamentais e reformas foi entregue esta noite para ratificação dos deputados, informa o 'site' do parlamento helénico.

O projeto de lei de cerca de 400 páginas, intitulado "Ratificação do projeto de acordo de financiamento pelo Mecanismo Europeu de Estabilidade e das reformas para a aplicação do acordo de financiamento" foi colocado na página de Internet do parlamento.

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, escreveu na terça-feira à presidente do parlamento, Zoe Konstantopoulou, para lhe pedir que convoque uma reunião plenária para quinta-feira para ratificar o acordo alcançado com os credores, indicou fonte governamental.

"Como sabe, o acordo com as instituições para o refinanciamento da dívida grega foi concluído hoje [terça-feira] de madrugada (...). A gravidade da situação exige uma reunião imediata do plenário parlamentar tendo em vista os procedimentos necessários para a ratificação do acordo e o pagamento de uma primeira tranche", escreveu Tsipras na carta divulgada à imprensa.

A Grécia conta com este primeiro pagamento para fazer o reembolso de 3,4 mil milhões de euros ao BCE a 20 de agosto.

Após meses de impasse, durante o período em que Yanis Varoufakis era ministro das Finanças, as negociações entre a Grécia e os credores (Comissão Europeia, Banco Central Europeu, Fundo Monetário Internacional e Mecanismo Europeu de Estabilidade) assumiram um outro ritmo após o acordo de 13 de julho para a negociação de um terceiro resgate à Grécia, de cerca de 85 mil milhões de euros.

FV (EO) // FV.

LusaFim

+ notícias: Economia

Há mudanças nas transferências bancárias a partir desta segunda-feira

As transferências bancárias entre contas portuguesas passam a ter, a partir desta segunda-feira, a confirmação prévia do beneficiário antes de ser dada a ordem final da transferência do dinheiro.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.