Polícia angolana carrega sobre manifestantes numa vigília em Luanda

| Mundo
Porto Canal / Agências

Luanda, 27 mai (Lusa) - A polícia angolana carregou à bastonada sobre os manifestantes na vigília convocada para esta tarde, em Luanda, para recordar dois ativistas desaparecidos há um ano.

O protesto foi interrompido às 17:30, após uma intervenção de elementos da polícia montada e com cães e também da força de intervenção rápida, que varreram a rotunda que rodeia o Largo da Independência, na capital angolana.

Aparentemente não se registaram feridos nem detidos, segundo constatou a Lusa no local.

As dezenas de pessoas que assistiram à carga policial apuparam os agentes, gritando-lhes que deixassem em paz os manifestantes, tendo mesmo aplaudido quando um deles caiu do cavalo.

Os cerca de 30 manifestantes foram forçados a mudar de local para prosseguir com o protesto, mas não arredaram pé e continuam a gritar palavras de ordem como "Abaixo a ditadura" e "A polícia é do povo, não é do MPLA [partido no governo]".

Ao contrário de outros protestos, a polícia está a deixar a imprensa trabalhar no local, mas reforçou o dispositivo de segurança e está a procurar afastar as pessoas.

A vigília foi organizada por ativistas angolanos para assinalar o primeiro aniversário do desaparecimento dos ativistas Isaías Cassule e Alves Kamolingue.

EL/SBR // APN

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.