Trabalhadores da Soares da Costa reivindicam em Gaia salários e subsídios em atraso

| Norte
Porto Canal

Algumas dezenas de trabalhadores da construtora Soares da Costa voltaram hoje a concentrar-se à porta do estaleiro da empresa na Rechousa, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, para reivindicar salários e subsídio de férias em atraso.

Depois de no dia 21 de julho terem realizado uma concentração naquele local pelas mesmas razões, cerca de 60 trabalhadores reuniram-se de novo esta manhã à porta do estaleiro para exigir os salários e subsídios de férias em atraso.

Ao som das músicas "Arranja-me um emprego", de Sérgio Godinho, e "Aquilo que eu não fiz", de Tiago Bettencourt, os trabalhadores mostravam um faixa em que se lia "Exigimos o pagamento dos salários [em atraso em Portugal, Angola e Moçambique]! Despedimento coletivo: Não!".

No local, José Martins, da Comissão de Trabalhadores, afirmou que têm decorrido "reuniões constantes" com a administração da empresa e que esta se mostra "sensível" com o problema, contudo, "para já não tem sido possível" pagar aos trabalhadores.

"Temos aqui um número significativo número de trabalhadores que, apara além de não receberem o salário de julho, também não recebem o subsídio de férias", sustentou, acrescentando que o despedimento coletivo "é uma situação que está a ser ponderada há já algum tempo", mas que não acontece para já por "falta de dinheiro".

A Lusa contactou esta manhã a Soares da Costa, mas a administração da construtora recusou-se a fazer qualquer comentário.

Segundo o membro da CT, atualmente, serão entre cerca de 400 a 500 os trabalhadores com salários em atraso, sendo que "em Angola a situação ainda é mais grave, [porque] nem [o salário de] maio receberam".

Segundo José Martins, a administração alega "falta de obras em Portugal" e que "a maior parte do dinheiro é alocado vindo de Angola", o que implica depois "uma complexa operação de transferência bancária".

O membro da CT adiantou que, no âmbito de um despedimento coletivo, estarão já "identificados 272" trabalhadores, mas que "não é efetivado por manifesta falta de dinheiro para o fazer".

Hélder Costa, trabalhador da Soares da Costa, afirmou aos jornalistas iniciar hoje o seu período de férias mas que está "à espera do ordenado e subsídio de férias", que totalizam cerca de 1.100 euros.

O trabalhador confirmou que já se fala "há algum tempo no despedimento coletivo" e que esta medida não está suspensa, apenas "adiada por falta de verbas".

"Assim como nós estamos à espera do salário e do subsídio, a empresa também não tem dinheiro para o despedimento coletivo", sublinhou.

Já Valdemar Alves, que trabalha há 28 anos para a Soares da Costam, disse ter "muitas dificuldades por falta de pagamento do patrão".

"Tenho as despesas em curso para pagar. Aqui cada pessoa não é uma só, tem uma família em casa. Se o patrão não pagar como é que a gente vai pagar?", desabafou.

Tiago Oliveira, do Sindicato das Industrias Transformadoras, lamentou que os atrasos no pagamento dos salários já estejam "a protelar-se há muito tempo".

"Gato escaldado de água frio tem medo e os trabalhadores estão aqui a dizer que não aceitam este tipo de política da empresa, que paga quando lhe apetece", frisou o sindicalista, lamentando que até ao momento não haja "nenhuma resposta positiva" por parte da Soares da Costa.

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.