Pires de Lima felicita empresas por taxa de desemprego de 12,4% Junho

| Economia
Porto Canal / Agências
Lisboa, 30 jul (Lusa) - O ministro da Economia, Pires de Lima, felicitou hoje as empresas e outros "responsáveis pela recuperação económica" pela taxa de desemprego de 12,4% registada em junho, e hoje divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

"Podíamos fazer um discurso de autoelogio, mas quem cria emprego são as empresas", afirmou Pires de Lima, numa conferência de imprensa no final do Conselho de Ministros.

O governante salientou a criação desde janeiro de 2013 de 202 mil postos de trabalho líquidos, e destacou que a taxa de desemprego de junho foi "pela primeira vez" inferior àquela que o Governo recebeu como legado em maio de 2011.

"Estamos a viver um momento de esperança, mas ainda é uma taxa de desemprego alta e temos de ter a humildade de reconhecer isso. Mas estamos no caminho certo e é motivo de esperança para quem procura trabalho", acrescentou.

A taxa de desemprego manteve-se inalterada em junho face a maio, nos 12,4%, segundo a estimativa mensal hoje divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

"A estimativa provisória da taxa de desemprego para junho de 2015 situa-se em 12,4%, mantendo-se inalterada em relação à estimativa definitiva obtida para maio de 2015", refere o INE.

Segundo o instituto estatístico, a estimativa provisória da população desempregada para junho de 2015 foi de 636,4 mil pessoas, enquanto a estimativa provisória da população empregada foi de 4.492,7 mil pessoas, mantendo-se ambas "praticamente inalteradas" em relação ao mês anterior.

VP (PD)// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.