Açúcar a mais pode acusar infertilidade

Açúcar a mais pode acusar infertilidade
| País
Porto Canal (AYS)

A hiperglicemia afecta o processo de formação de espermatozóides é a conclusão que chega uma equipa da Universidade de Coimbra (UC).

Já investigado há anos na UC a relação entre a diabetes e a função reprodutora masculina, até então as experiências foram feitas em animais.
Desta vez, houve uma mudança os laboratório usa espermatozóides humanos para experimentação.

Sandra Amaral, coordenadora do grupo, reforça que a principal conclusão que se pode retirar é que há relação entre os níveis elevados de açúcar com a infertilidade.

"A hiperglicemia afectará o processo de formação de espermatozóides e isso vai traduzir-se numa menor qualidade desses espermatozóides", explica.

A investigação não descarta a possibilidade de haver outros factores da doença a ter efeitos prejudiciais na fertilidade masculina. Os cinco investigadores pertencem ao Centro de Neurociências e Biologia Celular da UC.

Houve uma colaboração com o Serviço de Reprodução Humana do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e a investigação foi e publicada numa revista científica, a “Reproduction”.

Sandra Amaral espera que esta investigação ajude quem sofre da doença.

+ notícias: País

Eurodreams. Apostadores 'falham' 1.º prémio mas há boas notícias a caminho de Portugal

O sorteio do EuroDreams desta segunda-feira, dia 29 de abril, não registou vencedor do primeiro prémio e os tão desejados 20 mil euros por mês durante 30 anos não encontram dono.

Mais de 428 mil utentes pediram baixa de curta duração

Cerca de 1.180 utentes recorreram, em média, por dia ao SNS24 para pedir uma baixa de curta duração por doença, totalizando mais de 428 mil pedidos num ano, segundo dados oficiais avançados esta segunda-feira à agência Lusa.

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.