Açúcar a mais pode acusar infertilidade

Açúcar a mais pode acusar infertilidade
| País
Porto Canal (AYS)

A hiperglicemia afecta o processo de formação de espermatozóides é a conclusão que chega uma equipa da Universidade de Coimbra (UC).

Já investigado há anos na UC a relação entre a diabetes e a função reprodutora masculina, até então as experiências foram feitas em animais.
Desta vez, houve uma mudança os laboratório usa espermatozóides humanos para experimentação.

Sandra Amaral, coordenadora do grupo, reforça que a principal conclusão que se pode retirar é que há relação entre os níveis elevados de açúcar com a infertilidade.

"A hiperglicemia afectará o processo de formação de espermatozóides e isso vai traduzir-se numa menor qualidade desses espermatozóides", explica.

A investigação não descarta a possibilidade de haver outros factores da doença a ter efeitos prejudiciais na fertilidade masculina. Os cinco investigadores pertencem ao Centro de Neurociências e Biologia Celular da UC.

Houve uma colaboração com o Serviço de Reprodução Humana do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e a investigação foi e publicada numa revista científica, a “Reproduction”.

Sandra Amaral espera que esta investigação ajude quem sofre da doença.

+ notícias: País

Jackpot de 166 milhões de euros sem vencedor mas prémios a caminho de Portugal

Não foi desta que o montante "chorudo" do Euromilhões foi atribuído. Para o sorteio 033/2024 desta sexta-feira estavam em jogo 166 milhões de euros.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.

Libertados suspeitos de tráfico de droga e violência doméstica devido à greve dos oficiais de justiça

A greve dos funcionários judiciais levou a que mais cinco detidos tenham hoje sido colocados em liberdade por se ter esgotado o prazo para apresentação a interrogatório judicial, adiantou o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ).