Deputado do PTP usa megafone e interrompe trabalhos no parlamento da Madeira

| Política
Porto Canal com Lusa
Funchal, Madeira, 29 jul (Lusa) -- O plenário da Assembleia Legislativa da Madeira (ALM), o último antes das férias parlamentares, foi hoje interrompido pelo presidente da mesa, depois do deputado do PTP José Manuel Coelho ter ocupado a tribuna e usado um megafone.

Funchal, Madeira, 29 jul (Lusa) -- O plenário da Assembleia Legislativa da Madeira (ALM), o último antes das férias parlamentares, foi hoje interrompido pelo presidente da mesa, depois do deputado do PTP José Manuel Coelho ter ocupado a tribuna e usado um megafone.

O deputado trabalhista madeirense protestou pelo facto de a Assembleia lhe ter levantado a imunidade parlamentar para permitir que responda em três processos que decorrem nos tribunais de Lisboa, Madeira e Porto Santo, acusado dos crimes de difamação e calúnia.

O presidente da ALM, Tranquada Gomes, interrompeu os trabalhos durante dez minutos, os deputados saíram, à exceção de José Manuel Coelho, que permanece na tribuna usando o megafone para explicar os processos no qual é visado.

O primeiro requerimento, proveniente do tribunal da Comarca de Lisboa tem como assistentes os advogados Arnaldo Matos e Garcia Pereira, a quem chamou de "agentes da CIA".

No segundo caso, da instância local do Porto Santo, o requerimento judicial indica que é para "ser objeto de julgamento" num processo movido pela procuradora da República Maria Gameiro por idêntico tipo de crime, depois de ter declarado que a magistrada construiu uma casa numa zona reservada.

O terceiro processo é movido pela agente de execução Maria João Marques, pelas críticas que lhe foram dirigidas à forma como exerce a sua função pelo deputado e decorre na Comarca da Madeira.

AMB // JLG

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.