PSD acusa Guilherme Pinto de usar meios públicos na campanha em Matosinhos

| Política
Porto Canal / Agências

Matosinhos, 29 ago (Lusa) - O candidato do PSD à Câmara de Matosinhos, Pedro da Vinha Costa, acusou hoje o presidente da autarquia e recandidato ao cargo, Guilherme Pinto, de estar a utilizar meios públicos para fazer a campanha eleitoral.

Em causa está, segundo aquilo que o social-democrata hoje denunciou em conferência de imprensa, decisões tomadas na última reunião da câmara, destacando a atribuição de "um subsídio em espécie ou a isenção de taxas para iniciativas", disponíveis para 139 associações desportivas.

De acordo com Pedro da Vinha Costa, a câmara "aprovou a possível colaboração logística a prestar, aquando da receção de pedidos remetidos por clubes desportivos devidamente inscritos no município, prevendo-se que a verba indireta a estes pedidos não ultrapasse os 7500 euros e que seja ainda autorizada a isenção de taxas devidas".

Na opinião do candidato do PSD, o que a câmara está a fazer é "autorizar Guilherme Pinto a, durante este mês, andar de livro de cheques na mão a atribuir cheques nas visitas às coletividades".

"A Câmara Municipal está - como esteve no passado - a utilizar os meios públicos para fazer campanha", condenou.

Questionado pelos jornalistas à margem de uma ação de campanha, Guilherme Pinto explicou que a câmara apenas "isentou os clubes cautelarmente porque tem dúvidas se não é obrigatório cobrar jogos das crianças e dos jovens", jogos que nunca foram pagos no passado, explicando que o único apoio que será dado é esta isenção.

"Pedro da Vinha Costa, de vez em quando, faz prova de vida e quero dizer que me espanta o volume de disparates que ele tem vindo a dizer. Isto é mais um disparate", considerou Guilherme Pinto.

Pedro da Vinha Costa deu outro exemplo daquilo que considera ser "gato escondido com o rabo de fora", destacando a aprovação, na mesma reunião, de um subsídio atribuído a três clubes para tratamento da relva natural.

O candidato social-democrata revelou ainda que se diz no concelho que o dinheiro para estes apoios está a sair das indemnizações negociadas com as gasolineiras, acordo que o executivo viu chumbado pela Assembleia Municipal.

"Não acredito que tenha havido pagamentos por parte das empresas. Esse negócio foi inviabilizado pela Assembleia Municipal de Matosinhos. Seria gravíssimo que a câmara tivesse recebido dinheiro desse acordo", enfatizou.

Para o candidato "laranja", sendo verdade que a câmara tenha recebido dinheiro deste acordo, então a Procuradoria-Geral da República tem a "obrigação" de averiguar.

Questionado sobre o porquê de não fazer queixa destas denúncias públicas, Pedro da Vinha Costa considerou que "qualquer queixa que à Procuradoria-Geral da República seria um mero ato político porque não teria decisão a tempo e horas", rejeitando a "judicialização da política".

"Eu não quero ganhar as eleições na Comissão Nacional Eleições. A CNE, se quiser ver o que se passa, é vir aos bairros de Matosinhos perguntar quem é que andou a recolher assinaturas para a candidatura do Dr. Guilherme Pinto", atirou.

"A denúncia crime pode ser feita ou não porque os órgãos que têm responsabilidade sobre essa matéria não precisam de esperar que o cidadão A, B, C ou D lá vá denunciar, eles têm a obrigação de agir, tomando conhecimento oficioso de situações que consideram poder estar a violar a lei", justificou.

Para além de Pedro da Vinha Costa e Guilherme Pinto, concorrem a estas eleições em Matosinhos, António Parada (PS), José Pedro Rodrigues (CDU), Fernando Queiroz (Bloco de Esquerda), Manuel Maio (CDS-PP) e Orlando Cruz (Partido Trabalhista Português).

JF // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.