Estado deixa Sociedade de Reabilitação do Porto mantendo apoio por cinco anos

| Norte
Porto Canal / Agências
Porto, 15 jul (Lusa) -- A Sociedade de Reabilitação Urbana do Porto (SRU) vai passar a ser detida na totalidade pela Câmara do Porto, numa municipalização que, nos próximos cinco anos, mantém o financiamento de um milhão de euros anuais do Governo.

A saída do Estado de acionista maioritário da empresa (detinha 60% do capital) foi feita no âmbito do designado "Acordo do Porto, hoje anunciado pelo presidente da autarquia, Rui Moreira, numa sessão que contou com a presença do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho

A alteração municipaliza a Porto Vivo -- SRU, mantendo o apoio do Estado de um milhão de euros anuais nos próximos 5 anos, tal como previa o memorando de entendimento assinado com o Governo em 2014 para viabilizar financeiramente a empresa mas que acabou por nunca se traduzir no previsto contrato-programa.

A Câmara do Porto e o Governo, através de representantes dos ministérios das Finanças e do Ambiente, assinaram em maio de 2014 um memorando de entendimento para a viabilização económica e financeira da SRU através de um contrato-programa que, durante cinco anos, destina à empresa dois milhões de euros por ano, pagos em partes iguais pela autarquia e pelo Estado.

No total, para aquele período estavam previstos 10 milhões de euros para a SRU repartidos entre a Câmara e o Estado, "contado a partir da data de aprovação do Tribunal de Contas", escrevia-se no documento.

O acordo de maio de 2014 foi divulgado como forma de pôr fim a vários anos de diferendos sobre a SRU, que em 2013 o Governo anunciou querer abandonar, que, na altura, tinha as contas de 2012 e 2013 por aprovar, estava com os órgãos sociais em funções desde 2011 e sem presidente do Conselho de Administração desde dezembro de 2012, depois de o atual presidente da autarquia ter renunciado ao cargo.

Na altura, foi anunciado que o representante da câmara na SRU seria o arquiteto Rui Losa, no âmbito da composição da nova administração da sociedade na qual o presidente será indicado pelo governo, dispondo a câmara de "direito de veto".

O Conselho de Administração da SRU passaria a ser composto por três elementos, um presidente executivo escolhido pelo Estado, com o acordo prévio da CMP, e dois vogais não executivos nomeados por cada um dos acionistas.

O presidente do CA da SRU, Álvaro Santos, foi indicado pelo Governo.

Em declarações aos jornalistas na reunião camarária de 04 de junho, a vice-presidente da Câmara do Porto, Guilhermina Rego, esclareceu ter reduzido, na revisão orçamental de 2015, a verba prevista para 2015 para a SRU para meio milhão de euros por não estar prevista "uma data concreta para a assinatura do contrato-programa" com o Governo.

"Não quer dizer que não venha a haver contrato-programa, apenas que não há, neste momento, uma data marcada para a sua assinatura", vincou.

Rui Moreira sublinhou que a autarquia pode, em todo o caso, fazer nova alteração para fazer subir a verba destinada à SRU e que, se o contrato-programa se atrasar devido ao visto do Tribunal de Contas, o financiamento da empresa se fará como acontecia antes, através de uma "reposição de prejuízos".

ACG // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.