Autarca diz que arderam 2.000 hectares em Mondim de Basto

| Norte
Porto Canal

O presidente da Câmara de Mondim de Basto estima que já terão ardido cerca de 2.000 hectares, muitos deles de pinhal, no incêndio que está a atingir o seu concelho e que mobiliza, esta manhã, 317 operacionais.

Humberto Cerqueira disse à agência Lusa que o vento está a dificultar o combate ao fogo que deflagrou na madrugada de terça-feira, em Fervença, Parque Natural do Alvão (PNA).

Hoje de manhã, o fogo estava a arder nas encostas do rio Olo, avançando em três frentes, nas proximidades das aldeias de Pardelhas, Tejão e Várzea.

Apesar disso, segundo o autarca, durante a noite não se verificou a necessidade de retirar as pessoas das suas habitações, embora nesta zona existam muitas casas mais isoladas, que se localizam mesmo na área de pinhal.

Segundo a página da internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil, no combate às chamas estão 317 operacionais provenientes de todo o país, que contam com o apoio de 100 viaturas.

Já hoje de manhã foi acionado um grupo de reforço de Lisboa para atacar este teatro de operações.

Humberto Cerqueira falou num "cenário desolador" para o concelho, com "prejuízos muito grandes" quer para as populações, quer para a produção de resina, o turismo e a própria paisagem.

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).