Ministério Público analisa concurso do Pavilhão Rosa Mota por alegadas ilegalidades

Ministério Público analisa concurso do Pavilhão Rosa Mota por alegadas ilegalidades
| Norte
Porto Canal (MPM)

A empresa BBZ denunciou alegadas ilegalidades no concurso para a gestão do Pavilhão Rosa Mota, promovido em Dezembro pela Câmara Municipal do Porto. Rui Moreira garante total transparência no processo.

O administrador da BBZ, Vítor Tito, justificou a participação após a juíza do Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto (TAFP), ter "recusado analisar as ilegalidades apresentadas na providência cautelar". A juíza alega que o facto da empresa não ter apresentado qualquer proposta para a concessão, a torna "parte ilegítima" para suspender o concurso, o que levou à absolvição da autarquia. Vítor Tito requereu a intervenção da Procuradoria-Geral da República e do Ministério Público, que crê terem "legitimidade para investigar e averiguar as ilegalidades do concurso, estando em causa o interesse público, o que na opinião da BBZ, acontece".

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, recusou em reunião camarária, parar processos "devido a insinuações", uma vez que a BBZ aponta suspeitas ao presidente da Câmara, por este ser sócio de Nuno Botelho, responsável pela ACP, concorrente no processo. "Assim, qualquer andorinha deitava aqui uma caganita e parávamos o processo. Não é por haver insinuações de um potencial interessado que tanto aparece como desaparece que vamos travar o processo que foi completamente transparente", afirmou Rui Moreira.

O concurso público para a reabilitação, requalificação, exploração e instalação de um Centro de Congressos no Pavilhão Rosa Mota, foi lançado em Dezembro pela Porto Lazer.

O caderno de encargos foi alterado pelo júri em Fevereiro, e o prazo para apresentação de projectos, alargado até 24 de Maio.

+ notícias: Norte

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Agrediu polícia e foi detido em Espinho

A PSP deteve um homem, de 44 anos, em Espinho, no distrito de Aveiro, por ameaças e agressão contra polícia, informou esta sexta-feira aquela força policial.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.