Nós, Cidadãos! quer concorrer a todos os círculos e apresenta listas em julho

| Política
Porto Canal / Agências
Lisboa, 29 jun (Lusa) -- O partido Nós, Cidadãos!, formalizado na última terça-feira, vai concorrer a todos os círculos eleitorais nas próximas eleições legislativas e vai apresentar os cabeças de lista num congresso em julho, avançou o fundador Mendo Castro Henriques.

"Vamos marcar congresso na segunda quinzena de julho e nessa altura teremos a apresentação de figuras que pensamos que vão surpreender", disse aos jornalistas à margem de um debate sobre o programa eleitoral, a primeira iniciativa do partido desde que foi legalizado pelo Tribunal Constitucional.

Mendo Castro Henriques afirmou ainda que o Nós, Cidadãos! conta com apoios por todo o país mas está "mais forte" em Lisboa, Porto, Setúbal e Braga.

"Claramente estamos fortes em Lisboa e Porto, nos Açores por razões conjunturais, em Setúbal e Braga. Sendo realistas, porque as vitórias que queremos alcançar serão feitas com dignidade e portanto vamos apostar onde é exequível, mas sim, vamos concorrer a todos os círculos porque temos apoiantes em todo o território nacional", acrescentou.

Questionado sobre o apoio de Rui Rangel, o fundador do Nós, Cidadãos! não descarta a possibilidade do juiz constar nas listas a deputados e acredita ainda que o partido terá "o mais jovem candidato a deputado, com 18 anos".

"Poderemos vir a ter outras surpresas quer em Lisboa quer no Porto, mas a ideia é sempre a mesma, são figuras que não são mais do mesmo, são pessoas que emanam dos cidadãos, que trazem uma mensagem de coesão e que querem fazer diferente", declarou Mendo Henriques em declarações aos jornalistas.

Quanto às medidas que vão constar do programa eleitoral, o docente universitário afirmou que terão "três novidades": no financiamento da Segurança Social, na questão do resgate para o sobre-endividamento e o reforço da democracia participativa para "acabar com a promiscuidade entre política e negócios".

"A Segurança Social é financiada com base nos custos laborais de empresários e de trabalhadores, nós achamos que o financiamento deve ser, não sobre a massa salarial, mas sim sobre o volume de negócios ou o volume de faturação", explicou Mendo Castro Henriques, que considerou "importantíssimo porque a faturação é rigorosa, todas em empresas comunicam de forma automática em termos de caixa os volumes de negócios que fazem, e portanto sabe-se exatamente o que é que cada empresa vende".

O fundador do Nós, Cidadãos! defendeu ainda que "se a empresa está em Portugal, seja muito grande como a EDP, ou seja pequena" tem de "pagar proporcionalmente para a coesão da sociedade portuguesa, para os idosos, para os pensionistas, para aqueles que precisam, não só a Segurança Social em termos de pensões, mas a Segurança Social com os outros subsistemas".

Questionado sobre o posicionamento político do mais recente partido político português, o fundador definiu-o como "extremo centro".

"Nós achamos é que dentro da caixa, dentro das soluções convencionais, os partidos arrumam-se em esquerda e direita, dentro da caixa nós somos do centro", referiu, acrescentando que o partido conta com apoiantes vindos do PS e do PSD, independentes, conservadores e "pessoas que vieram de outras formações mais à esquerda".

Mendo Castro Henriques acredita ainda que o "sistema bipolar partidário vai acabar em Portugal" e afirmou querer fazer parte desse processo.

"Eu acho que as pessoas estão muito fartas, acho que o abstencionismo em Portugal é agravado pela bipolarização em que os dois grandes partidos dizem: ou se vota PS ou PSD, o resto é para esquecer, agora sabemos que há forças emergentes (...) que são importantes para Portugal mudar de paradigma", declarou.

FZM/SMA // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.