CDU defende construção de matadouro em Viseu

| Política
Porto Canal / Agências

Viseu, 27 ago (Lusa) -- O candidato à CDU à presidência da Câmara de Viseu, Francisco Almeida, defendeu hoje que a construção de um matadouro no concelho é fundamental para que muitos criadores de gado consigam manter a sua atividade.

"O abate dos animais é um problema grave, porque tem de ser feito em Aveiro, Marco de Canaveses ou Oliveira do Hospital, com um custo elevado para as pessoas", afirmou Francisco Almeida à agência Lusa, depois de uma reunião com a Associação dos Criadores de Gado da Beira Alta (ACGBA).

Segundo Francisco Almeida, por exemplo, no caso de um bovino, o transporte pode representar um custo acrescido de 50/60 euros.

"Parece pouco dinheiro, mas não é. É uma despesa acrescida para um setor que passa hoje grandes dificuldades, devido aos custos de produção elevados", frisou.

Na sequência do encerramento da unidade de abate da PEC-Lusa, em junho de 2003 (por não respeitar as diretrizes comunitárias), os criadores de gado têm-se queixado do elevado preço que pagam pelo transporte dos animais para outras cidades.

Segundo Francisco Almeida, desde então muitos criadores desistiram da atividade, estando neste momento a ACGBA responsável pelo controle sanitário de mais de 20 mil cabeças de gado (bovinos e pequenos ruminantes), pertencentes a 2.100 explorações de Viseu, Sátão, Penalva e Aguiar da Beira.

O candidato da CDU criticou que, apesar de Viseu ter tido nos últimos anos "uma série de gente do distrito nos corredores do poder", o problema não tenha sido resolvido.

Lamentou que o projeto de construir um novo matadouro regional em Viseu da responsabilidade de uma sociedade constituída em junho de 2007 - a MateViseu -- não tenha avançado, devido ao indeferimento de uma candidatura ao Proder (Programa de Desenvolvimento Rural).

"Um dos candidatos (à presidência da Câmara de Viseu) que acabou de dizer que é a favor do matadouro de Viseu ainda há pouco tempo era secretário de Estado de uma pasta determinante que é a da Economia, que tratava dos fundos comunitários", afirmou, referindo-se a Almeida Henriques (PSD).

Segundo Francisco Almeida, o projeto está agora "dependente de um novo quadro comunitário de apoio, sem o qual ninguém vislumbra a possibilidade de haver um novo matadouro em Viseu".

"Nós desde sempre defendemos que Viseu precisa de um matadouro para apoiar a produção pecuária nesta região. E, com fundos comunitários ou sem fundos comunitários, Viseu precisa deste matadouro", sublinhou.

Além de Francisco Almeida, nas eleições autárquicas de 29 de setembro, concorrem à presidência da Câmara de Viseu Almeida Henriques (PSD), José Junqueiro (PS), Helder Amaral (CDS/PP) e Manuela Antunes (BE).

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.