Grécia: Angela Merkel reúne-se segunda-feira com líderes políticos alemães

| Economia
Porto Canal / Agências
Berlim, 28 jun (Lusa) -- A chanceler alemã, Angela Merkel, reunir-se-á na segunda-feira com os líderes dos partidos políticos com assento parlamentar e com os responsáveis dos grupos parlamentares para analisar a crise grega, informou o diário Bild.

Segundo o jornal, que cita fontes da coligação no governo, o encontro realizar-se-á ao meio-dia e Merkel explicará aos líderes políticos alemães o desenvolvimento dos acontecimentos após o fracasso das negociações entre Atenas e os parceiros europeus.

O diário económico Handelsblatt informou que durante o dia de hoje os países membros do G7 (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido) têm prevista uma conferência telefónica, a nível de secretários de Estado, para analisar a situação.

O parlamento grego aprovou na madrugada de hoje o referendo, dia 05 de julho, proposto pelo Governo sobre a última proposta de acordo apresentada à Grécia pelos credores, Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional (FMI) e Banco Central Europeu (BCE).

A aprovação ocorreu depois do Eurogrupo ter rejeitado no sábado prolongar o atual plano de resgate à Grécia, que termina na próxima terça-feira. No mesmo dia expira ainda o prazo para Atenas reembolsar quase 1.600 milhões de euros ao FMI.

Em declarações ao Bild, o líder do grupo parlamentar da União Democrata-Cristã (CDU) de Merkel, Volker Kauder, criticou o "absurdo" da situação, com os gregos chamados a votarem num referendo sobre uma proposta que desde sábado não está em cima da mesa.

"A manobra não passa de uma tentativa dos populistas de Atenas de salvarem o seu próprio poder", disse Kauder, que acusou o governo de Alexis Tsipras de "conduzir o seu país para o caos".

O dirigente parlamentar assegurou que não quer a saída da Grécia do euro, mas considerou que este fim de semana ficou claro que os parceiros da zona euro não estão dispostos a "deitar borda fora" os princípios básicos da cooperação na Europa.

PAL // CC.

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.