Tribunal aceita candidatura do CDS-PP a Oeiras após reclamação

| Política
Porto Canal / Agências

Oeiras, 26 ago (lusa) - O Tribunal Judicial de Oeiras aceitou hoje a nova lista apresentada por Paulo Freitas do Amaral (CDS-PP), depois de os centristas terem reclamado para aquele tribunal, que há cinco dias tinha rejeitado a candidatura.

Num primeiro despacho do 1.ºJuizo Cível, datado de 21 de agosto, o juiz rejeitou a lista por considerar que "foram ultrapassados todos os prazos legais" para que a candidatura tivesse apresentado uma nova lista com 11 novos nomes em substituição de 11 elementos que compunham a candidatura inicial, e que, a 16 de agosto, declararam a sua desistência.

Segundo a decisão hoje conhecida, a que a agência Lusa teve acesso, o mesmo tribunal "revogou a decisão" e "admitiu" a nova candidatura, dando razão à reclamação apresentada pela candidatura do CDS-PP à Câmara de Oeiras.

"Fez-se justiça. Estamos muito satisfeitos pelo facto de os cidadãos de Oeiras terem a hipótese de escolher a lista do CDS e o candidato Paulo Freitas do Amaral para a Câmara de Oeiras, que foi e é um excelente presidente da Junta de Freguesia da Cruz Quebrada", salientou à agência Lusa o secretário-geral do CDS-PP.

António Carlos Monteiro acrescentou que o que aconteceu com a anterior lista "é um estímulo para que o partido saia à rua e faça campanha". O responsável manifestou ainda a convicção de que esta candidatura representa uma "forte possibilidade de crescimento do CDS em Oeiras".

A primeira decisão do tribunal, que rejeitou a nova lista, deveu-se ao facto de os candidatos não substituídos "não terem apresentado declaração de concordância com o novo mandatário constituído, Alexandre José Coelho Anacleto".

Entre os argumentos apresentados na reclamação entregue no tribunal, os centristas "consideraram que a irregularidade em causa, não afetando a capacidade eleitoral e não conduzindo a fundadas dúvidas sobre a autenticidade da candidatura, não carece de ser sanada, e não pode determinar a rejeição da lista de candidatos".

Além disso, a candidatura do CDS-PP declarou aceitar o novo mandatário, considerando que a "lista não deveria ter sido rejeitada sem que tivessem a possibilidade de se pronunciar a esse respeito".

Assim, o Tribunal Judicial de Oeiras, considerou que os candidatos (três) não substituídos "não declararam concordar com o novo mandatário, e não apresentaram a reclamação da nova lista apresentada, pelo que se considera que, tendo concordado com a então mandatária [da anterior lista], não se verificou qualquer irregularidade".

JYS // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.