Autarca de Gaia prevê investimento "faseado" de 20ME na zona ribeirinha

| Norte
Porto Canal / Agências
Vila Nova de Gaia, Porto, 16 jun (Lusa) - O presidente da câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, disse hoje ter expectativa de ver investidos cerca de 20 milhões de euros, fruto de investimento desta autarquia e de fundos comunitários, na requalificação da zona ribeirinha do concelho.

Atualmente a autarquia de Gaia, distrito do Porto, tem no terreno intervenções na zona do Areinho de Oliveira do Douro com a construção do passadiço de ligação ao futuro Museu das Pontes em Quebrantões e na Escarpa para reposição de vegetação, mas Eduardo Vítor Rodrigues quer prolongar os projetos aos 16 quilómetros de zona ribeirinha.

Este tema surgiu quando o autarca, num almoço que hoje decorreu em Vila Nova de Gaia, a convite da autarquia e que juntou cerca de duas dezenas de empresários, considerou, enquanto se referia a prioridades e projetos para o concelho, que a "orla marítima está praticamente consolidada", estando "na hora de olhar para o enorme potencial do rio".

Já à margem do evento, em declarações à agência Lusa, Eduardo Vítor Rodrigues explicou que os investimentos previstos têm "sempre em conta a preservação ambiental do que existe" com vista a criar "o grande pulmão verde da zona central da Área Metropolitana do Porto".

Questionado sobre prazos e valores, o autarca estimou que o investimento venha a ser superior a 20 milhões de euros, mas sublinhou que se trata de projetos a colocar no terreno de forma "faseada", ou seja "por etapas", vendo o atual ciclo de apoios comunitários, o Portugal 2020, como "possível horizonte temporal".

"Mas nós vamos tentar apressar o mais possível porque é uma urgência para um território que tem um potencial enorme. Nesta fase, quer na Escarpa quer em Oliveira do Douro estamos a recorrer a fundos próprios mas o quadro comunitário tem dinheiro disponível, portanto vamos bater-lhe à porta", referiu.

PYT // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.