Mancha verde detetada no rio Minho resultou de forte concentração de fitoplâncton

| Norte
Porto Canal / Agências

Caminha, 22 ago (Lusa) - A Câmara de Caminha afirmou hoje que a mancha verde detetada pela manhã no rio Minho ficou a dever-se a uma elevada concentração de fitoplâncton e que não representa qualquer perigo.

As conclusões foram obtidas após análise a uma amostra recolhida pela Câmara de Caminha depois das 09:00, quando foi detetada esta concentração anormal junto à margem do rio Minho, na freguesia de Seixas, naquele concelho.

"As análises apontaram para a existência de uma elevada concentração de fitoplâncton na zona, mas sem qualquer toxicidade associada aos micro-organismos nesta mancha", disse à Lusa o vice-presidente da Câmara de Caminha, Flamiano Martins.

O comandante da capitania do porto de Caminha, Gonzalez dos Paços, confirmou entretanto que face à "inexistência" de indícios de um perigo imediato não será tomada qualquer medida que condicione o contacto com a água naquela zona.

Embora sem uma explicação oficial para o sucedido, as autoridades locais admitem que as "condições do meio aquático", nomeadamente a temperatura da água, poderão ter provocado este "crescimento anormal" de fitoplâncton.

"São microalgas que já existem na água mas não com este nível de concentração, que surpreendeu por ser numa grande extensão. Mas, face aos indicadores de que dispomos, não há qualquer perigo para a saúde humana", reiterou o vice-presidente da autarquia de Caminha, Flamiano Martins.

PYJ // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).