Investidor quer comprar e modernizar o mais antigo centro comercial do Porto

Investidor quer comprar e modernizar o mais antigo centro comercial do Porto
| Norte
Porto Canal (JYL)

O investidor interessado em adquirir, recuperar e modernizar o centro comercial Brasília, o primeiro do país, informou hoje os proprietários sobre as "condições financeiras e temporais" da compra.

Em declarações à agência Lusa, a advogada Paula Henriques Lourenço, da sociedade de advogados Telles de Abreu, contou que a intenção do cliente, que para já "não quer apresentar-se", é a "reestruturação e reabilitação total" do espaço "devoluto" para o transformar num centro comercial "moderno", de acordo com um projecto a "apresentar e articular" com a autarquia e com o condomínio, desde que os 150 proprietários das 230 fracções aceitem vendê-las.

"A condição essencial [para o projecto avançar] é a compra de todas as fracções. O investidor está interessado em comprar a totalidade das fracções do Brasília. Isto torna este processo um grande desafio", disse a advogada, assegurando que, sem a venda de todos os donos de espaços comerciais no centro comercial, o negócio não anda para a frente.

Segundo a advogada, os proprietários vão ficar a conhecer "a proposta de compra" com as respectivas "condições financeiras e temporais", sendo-lhes apresentado "um prazo razoável" para decidirem se aceitam ou não a oferta.

"Até agora, as cerca de duas dúzias de proprietários que entraram em contacto connosco mostraram-se favoráveis", referiu Paula Henriques Lourenço.

"O investidor está confiante de que é possível e que o centro comercial poderá vir a ser extraordinário, até pela sua localização, no centro do Porto, que lhe dá imenso potencial", acrescentou.

Em relação aos detalhes do projecto e a possibilidade de ter luz verde da Câmara do Porto para o levar avante, a advogada afirmou que tal apenas será tratado numa fase posterior, depois de haver certezas de aquisição de todas as fracções do primeiro centro comercial do Porto, que foi a inspiração da letra da música "A Rapariguinha do Shoping", cantada por Rui Veloso.

"Do ponto de vista do licenciamento urbanístico [o projecto] é possível. Claro que, do ponto de vista do detalhe, terá de ser tratado em articulação com a Câmara e o condomínio", ressalvou Paula.

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.