Aprovada área de reabilitação de Campanhã, no Porto, obras ganham benefícios fiscais

Aprovada área de reabilitação de Campanhã, no Porto, obras ganham benefícios fiscais
| Norte
Porto Canal

A Assembleia Municipal do Porto aprovou segunda-feira à noite, por unanimidade, a delimitação da Área de Reabilitação Urbana (ARU) de Campanha-Estação, garantindo desde já benefícios fiscais para quem fizer obras desse tipo.

"Trata-se da primeira ARU fora do centro" da cidade a ser delimitada, destacou o vereador do Urbanismo da Câmara Municipal, Correia Fernandes, o qual acrescentou que "outras se seguirão".

Esta ARU incide sobre um território com 112 hectares e uma população de cerca de 5.300 habitantes, tendo como eixo central a estação de Campanhã e tocando ainda parte da vizinha freguesia do Bonfim.

O primeiro objetivo é "melhorar as condições habitacionais e de bem-estar dos atuais residentes, contribuindo para o reforço da atratividade residencial" de uma zona degradada, envelhecida, socialmente deprimida e afetada pela construção de uma linha férrea de via dupla, de uma linha de metro e da Via de Cintura Interna, vulgo VCI.

"Devido aos efeitos de "barreira" associados à presença de importantes infraestruturas viárias, a fragmentação do território constitui um dos principais problemas urbanísticos da ARU de Campanhã-Estação", lê-se na proposta aprovada.

Outro grande objetivo é "dinamizar as atividades económicas e induzir um novo polo de criatividade urbana". Para Correia Fernandes, a zona "pode suportar projetos inovadores" através de uma nova "reindustrialização".

"O planeamento urbano não resolve todos os problemas, mas é necessário para fazer cidades humanizadas", realçou, por seu lado, o deputado municipal José Castro, do Bloco de Esquerda.

O bloquista elogiou a ARU, considerando que "é um passo de gigante que está ser dado" em prol da regeneração urbana, social e económica de Campanhã.

José Castro sugeriu a criação de "um parque de campismo" e o aproveitamento dos "atributos paisagísticos" que, em sua opinião, a zona possui.

O deputado Artur Ribeiro, da CDU, recordou que esta força política propôs "uma discriminação positiva" de Campanhã, por ser a menos desenvolvida entre todas as freguesias portuenses.

Destacou depois que a ARU assegura "benefícios fiscais" a prédios ou frações autónomas reabilitadas que se situem no território delimitado. Estão previstas isenções de IMI durante cinco anos e de IMT "na primeira transmissão onerosa", nos dois casos até 31 de dezembro 2020.

Apesar de ter votado favoravelmente, a CDU disse que "tem se fazer muito mais" para reabilitar Campanhã.

O socialista Rodrigo Oliveira, antigo presidente da Junta de Freguesia de Campanhã, deu "os parabéns a Rui Moreira e à vereação", considerou que a proposta camarária está "muito bem feita" e afirmou esperar que ela tenha "muito êxito".

O PSD também saudou a iniciativa e lembrou que o PSD defendeu que reabilitação urbana chegue a outras zonas do Porto. "Mas esta iniciativa é apenas um primeiro passo, ainda que com benefícios fiscais", afirmou o social-democrata Francisco Carrapatoso.

"O essencial está para vir", completou.

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.