Marcelo Rebelo de Sousa: "Ministra das Finanças é tão competente a governar quanto é incompetente a falar"

Marcelo Rebelo de Sousa: "Ministra das Finanças é tão competente a governar quanto é incompetente a falar"
| Política
Porto Canal (JYL)

Durante o seu comentário semanal na TVI, Marcelo Rebelo de Sousa criticou a ministra das Finanças.

"A ministra das Finanças é tão competente a governar quanto é incompetente a falar", foi assim que começou o comentador da TVI no seu espaço de opinião neste domingo, acrescentando que, "todos os dois meses", Maria Luís Albuquerque dá "um pontapé na cabeça da coligação"

Em causa, estavam as declarações proferidas por Maria Luís Albuquerque na noite de sábado, em Ovar, durante um evento promovido pela JSD, acerca da possibilidade de um novo corte nas pensões que já estão em pagamento.

"Porque estava com os jovens achou que dizer aos jovens 'epá, vocês não vão pagar de forma ilimitada a factura por conta dos velhinhos' e se for preciso para a sustentabilidade da Segurança Social, em última análise, recorre-se aos cortes", disse o ex-líder do PSD, continuando que "isto dito naquele contexto, transferido cá para fora, significa 'eu vou cortar, está no nosso programa cortar as pensões'".

Para Marcelo Rebelo de Sousa, "o grande problema no futuro político" da ministra é que esta "tem de arranjar uma maneira de falar como age e não de agir com fala".

"Isto vai demorar agora dois a três dias para o primeiro-ministro vir dizer 'não, ela tem toda a razão porque o que estava a dizer era se for necessário para a sustentabilidade nós honestamente e criteriosamente defenderemos isso e tal'. O que os pensionistas ouvem é: 'Queres ver que vão cortar? Eles tinham dito que não, que iam aliviar'", terminou o comentador.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.