Aviões espanhois estão a combater fogos em Góis e Viseu

| País
Porto Canal / Agências

Redação, 21 ago (Lusa) - Dois aviões Canadair espanhóis ajudaram hoje a dominar o incêndio que deflagrou na terça-feira à tarde no concelho de Góis, distrito de Coimbra, disse à Lusa fonte do ministério da Administração Interna.

"Os aviões estão no terreno desde as 07:00", afirmou a fonte, referindo que, depois de resolvida a situação de Góis, os Canadair espanhóis seguem para o distrito de Viseu, onde estão ativos vários incêndios.

As aeronaves de Espanha deslocaram-se para Portugal para reforçar o dispositivo português de combate a incêndios florestais depois de o Governo ter acionado o acordo bilateral de Portugal com Espanha, informou o ministério da Administração Interna.

A tutela adiantou que Portugal também pediu à França, ao abrigo do acordo bilateral já acionado pelo Governo, dois aviões Canadair, mas para o período de 25 a 31 de agosto.

Segundo informação disponibilizada na página da internet da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), o incêndio florestal na localidade de Roda Cimeira, concelho de Góis, distrito de Coimbra, deflagrado cerca das 14:00 de terça-feira, mantinha uma frente ativa às 09:00.

Na Serra do Caramulo/ Silvares, no concelho de Tondela, distrito de Viseu, um total de 87 operacionais, apoiados por 24 veículos, combatiam às 09:00 uma frente ativas de um incêndio em mato, cujo início foi registado às 00:25.

Em Viseu lavram ainda outros três incêndios, nos concelhos de Resende, Castro Daire e Vouzela.

O fogo em Alcofra (Vouzela) mobilizava, às 09:00, 27 operacionais apoiados por seis veículos no combate a duas frentes ativas. Este incêndio teve início registado às 23:54.

O fogo em Fazamões/Paus (Resende), iniciado às 22:22 de terça-feira, mobilizava às 09:00 de hoje 18 operacionais apoiados por cinco veículos no combate a três frentes ativas.

Já o incêndio em Cotelo/Gosende (Castro Daire), com uma frente ativa, que deflagrou às 00:41 de hoje, era combatido às 09:00 por 28 bombeiros, apoiados por seis veículos e um meio aéreo.

Outro incêndio em mato em Montaria, no concelho e distrito de Viana do Castelo, tinha às 06:50 uma frente ativa, que estava a ser combatida por 20 elementos, apoiados por cinco veículos.

Também em Viana do Castelo, mas em Cousso/Paderne, no concelho de Melgaço, lavrava às 09:00 um fogo com duas frentes ativas, que estava a ser combatido por 92 operacionais apoiados por 30 veículos e um meio aéreo.

Na terça-feira, a ANPC registou 350 incêndios, que foram combatidos por 8.525 operacionais, com o auxílio de 2.224 veículos.

O Instituto do Mar e da Atmosfera estima que hoje haja uma descida da temperatura máxima, em especial no litoral a norte do Cabo Raso e uma pequena descida da temperatura mínima no Alentejo.

PM (JRS) // PMC

Lusa/Fim

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).