Cereja de Alfândega da Fé a caminho da certificação

| Norte
Porto Canal / Agências
Alfândega da Fé, Bragança, 21 mai (Lusa) -- A cereja de Alfândega da Fé pode vir a integrar o lote de produtores regionais transmontanos com certificado de qualidade, anunciou hoje o presidente da Cooperativa Agrícola local, Eduardo Tavares.

Aquela organização tem em fase de conclusão, segundo o dirigente, o processo para a qualificação deste fruto com Denominação de Origem Protegida (DOP) e espera que na próxima época possa já ser comercializada com o selo de qualidade.

Eduardo Tavares, explicou hoje, à margem da apresentação da Festa da Cereja programada para o primeiro fim de semana, em Alfândega da Fé, que numa fase inicial a qualificação deverá ser ainda apenas de Indicação Geográfica Protegida (IGP) até estarem reunidos todos os requisitos para a obtenção da distinção DOP.

O processo encontra-se na fase de conclusão do caderno de encargos que definirá as características que distinguem a cereja desta zona e as condições de produção para ser comercializada com a qualificação.

A cooperativa aponta como este processo como "uma mais-valia" para aquele que é o fruto mais emblemático deste concelho do distrito de Bragança e para impulsionar um aumento da produção que atualmente ronda as 80 a 100 toneladas.

Alfândega da Fé é um pequeno produtor de cereja comparado com outras zonas, inclusive do país.

O concelho soube, no entanto tirar partido da fama que ganhou há meio século quando aquele que ficou conhecido como o "pai" da agricultura trasmontana, Camilo Mendonça, fez daquela zona o centro da produção deste produto em Trás-os-Montes.

Desde então, Alfândega da Fé adotou a cereja como imagem de marca, sobretudo turística e tem na feira/festa de junho o principal ponto de promoção e negócio deste produto.

HFI // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.