Alunos do quarto ano começam hoje a época de exames

| País
Porto Canal (JYL)

Cerca de 103 mil alunos do quarto ano, abrem esta segunda-feira a época de exames. Continuam em aulas até cinco de Junho, ou mais tarde, os alunos que reprovem nas provas finais de Português ou Matemática e queiram tentar de novo na segunda fase.

Dos alunos do quarto ano que iniciaram a época de exames esta segunda-feira, uma parte poderá ainda continuar a frequentar as aulas até ao dia cinco de Junho ou até mais tarde caso necessitem de tentar de novo os exames de Português ou Matemática, na segunda fase, criada há três anos para estes casos (entre 13 a 15 de Julho).

Os exames do quarto ano aconteceram pela primeira vez no ano de 2013. Segundo um relatório preliminar do Gabinete de Avaliação Educacional (agora rebaptizado de instituto) de Agosto desse ano, a taxa de retenção no quarto ano após a realização da segunda fase era "a mais baixa de uma série de resultados registados desde o ano 2000". Reduziu de 9,8% naquele ano para 3,8% em 2013. Para 2014 ainda não foi revelado este indicador.

“A realização da 2.ª fase, em conjunto com o período de acompanhamento extraordinário, veio permitir tanto a redução do nível de retenção como a diminuição dos níveis de reprovação por disciplina”, revela o relatório. Na segunda fase, realizada por 3189 alunos, a percentagem de alunos que recuperou foi de 7% em 2013 e de 38% em 2014. A Matemática passou de 22% num total de 5296 que compareceram ao exame para 13% em 2014, uma prova feita por 3560 alunos.

A segunda fase de exames serve para estudantes que não conseguiram ter aprovação no final do ano lectivo ou que, mesmo aprovados, obtiveram uma classificação inferior a três a Português ou Matemática.

+ notícias: País

Várias escolas fecham portas de Norte a Sul do país em dia de greve da Função Pública

A greve dos trabalhadores da administração pública, que teve início esta sexta-feira às 07h00, levou já ao encerramento de várias escolas de norte a sul do país, disse à agência Lusa o coordenador da Frente Comum, Sebastião Santana.

Docentes do ensino superior pedem respeito por manifestações de alunos

Docentes, investigadores e administrativos do ensino superior juntaram-se numa petição dirigida órgãos dirigentes de universidades e institutos politécnicos portugueses para pedir o respeito do direito de manifestação dos alunos, sem recurso à violência.

Parlamento elege representantes para os conselhos de Defesa, Informações e Segurança

O parlamento elege esta sexta-feira os seus representantes para os conselhos superiores de Defesa, de Informações, de Segurança Interna e de Segurança do Ciberespaço, cujos candidatos foram alvo de um acordo entre PSD e PS.