Direção-Geral de Saúde alerta para "efeitos adversos" de partículas no ar

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 20 ago (Lusa) -- A Direção-Geral de Saúde (DGS) alertou hoje para os "efeitos adversos" que o aumento de partículas e poeiras no Alentejo e Algarve, provocados por uma massa de ar com origem em África, podem ter para a saúde.

O Alentejo e o Algarve vão ser afetados hoje por um massa de ar com origem no norte de África que irá aumentar a quantidade de partículas e poeiras, anunciou na segunda-feira a Agência Portuguesa do Ambiente.

Estas partículas, "como são pequeninas podem ser inaladas pelo sistema respiratório e podem ter efeitos adversos na saúde", afirmou hoje, em declarações à agência Lusa, Ana Leça, diretora de serviços de prevenção da doença e promoção da saúde da DGS.

De modo a "minimizar os riscos para a saúde", a DGS aconselha a que as pessoas "evitem esforços prolongados ao ar livre, exposições a fumo, principalmente os grupos que são mais vulneráveis a esta situação -- os doentes com problemas respiratórios crónicos, principalmente a asma, as crianças, os idosos e as pessoas com problemas cardiovasculares".

"A estes grupos recomenda-se, além de evitar a atividade física ao ar livre, que permaneçam no interior dos edifícios, se possível com as janelas fechadas, para evitarem a inalação destas poeiras", afirmou Ana Leça.

A DGS emitiu hoje um alerta amarelo de calor para oito distritos, a maioria do interior do país, devido à previsão de temperaturas máximas elevadas.

O alerta amarelo de calor, divulgado na página da Internet da DGS, foi feito para os distritos de Braga, Vila Real, Bragança, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja e Faro.

A DGS alerta que "devido às temperaturas elevadas pode haver efeitos na saúde".

JRS (SV) // PMC

Lusa/Fim

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).