TAP diz que foram realizados 85% dos voos mas sindicato avança com 62,6%

| País
Porto Canal / Agências
Redação, 07 mai (Lusa) -- A TAP garante que cerca de 85% dos voos previstos até às 13:00 de hoje foram realizados, mas o Sindicato dos Pilotos diz que, até às 15:00, apenas se concretizaram 62,6% das operações planeadas.

Em declarações à agência Lusa, uma fonte oficial da TAP afirmou que cerca de 85% dos voos previstos até às 13:00 de hoje, sétimo dia da greve dos pilotos, foram realizados, uma média superior aos dias anteriores, mas que a transportadora admite que recue para os 70% que têm vindo a registar-se.

"Ainda falta o resto da operação diária", disse Lúcia Cavaleiro, explicando que "no final da tarde é que começa a segunda onda [de voos] do dia e a diferença relativamente aos fluxos dos outros dias ainda pode levar a que a operação acabe por estabilizar nos 70% dos dias anteriores de greve".

De acordo com a responsável, até as 13:00 foram realizados 189 dos 221 voos programados, tendo sido cancelados 32.

Relativamente à afluência de passageiros afetados aos balcões da TAP, disse estar a ser hoje já bastante mais menor: "Com a experiência dos dias anteriores já vamos conseguindo gerir melhor as operações", afirmou.

Numa nota enviada à agência Lusa, o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) fala, contudo, em 129 voos planeados até às 15:00, dos quais "seis eram serviços mínimos e 46 foram cancelados".

"Estes números indicam que, ao contrário do que foi afirmado pelo Governo, o impacto da greve é de 37,4% dos voos cancelados para 62,6% realizados", sustenta a estrutura sindical.

Quanto à adesão à greve dos pilotos associados do SPAC, acrescenta, situa-se nos 80%, correspondentes a um total de 877 pilotos.

Os pilotos da TAP convocaram uma greve, para o período entre 01 e 10 de maio, por considerarem que o Governo não está a cumprir o acordo assinado em dezembro de 2014, nem um outro, estabelecido em 1999, que lhes dava direito a uma participação de até 20 por cento no capital da empresa no âmbito da privatização.

PD(RRA) // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: País

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.

Ministra da Saúde assume empenho para melhorar resposta de urgências pediátricas

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, assumiu este domingo no Porto a necessidade de no próximo verão haver respostas diferentes ao nível das urgências pediátricas.