Barreto Xavier na inauguração da exposição sobre Anna Mascolo

| País
Porto Canal / Agências
Lisboa, 28 abr (Lusa) -- O secretário de Estado da Cultura participa, quarta-feira, na inauguração da exposição "Tempos de Dança: evocação do Estúdio-Escola de Dança Clássica de Anna Mascolo", no Museu Nacional do Teatro e da Dança, em Lisboa, divulgou o seu gabinete.

Lisboa, 28 abr (Lusa) -- O secretário de Estado da Cultura participa, quarta-feira, na inauguração da exposição "Tempos de Dança: evocação do Estúdio-Escola de Dança Clássica de Anna Mascolo", no Museu Nacional do Teatro e da Dança, em Lisboa, divulgou o seu gabinete.

A exposição, que é inaugurada às 18:00, inclui objetos e documentos, cartazes de dança, programas de espetáculos e fotografias que documentam a atividade do Estúdio-Escola de Mascolo, entre outras peças.

Da mostra faz parte "uma rara coleção de gravuras de figurinos para dança de Leon Bakst", destaca a mesma fonte.

Por decisão de Jorge Barreto Xavier, no passado dia 14 janeiro, o Museu Nacional do Teatro, ao Lumiar, passou a designar-se Museu Nacional do Teatro e da Dança.

"Desde essa data tem sido feito um trabalho de aprofundamento da presença da dança no Museu, nomeadamente, através da remodelação da exposição permanente com a inclusão de vários elementos relativos à História da Dança em Portugal, onde se inclui o retrato a óleo da bailarina Bernardette Pessanha, da autoria de Eduardo Malta, recentemente incorporado no acervo por doação da família", realça a mesma fonte.

O gabinete do secretário de Estado realça ainda a doação da coleção do investigador José Sasportes, à qual "se acrescentou, recentemente, elementos referentes ao Ballet Russes".

"A biblioteca de dança de José Sasportes tem já acessíveis 'online' cerca de 300 registos bibliográficos", segundo a mesma fonte.

O gabinete de Barreto Xavier adianta que está prevista uma "programação específica na área da dança clássica e contemporânea para a Noite dos Museus (16 maio) e [para o] Dia Internacional dos Museus (18 maio)"

O Dia Mundial da Dança foi criado em 1982 pelo Comité Internacional de Dança sob a égide da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

A data foi escolhida para recordar o nascimento do coreógrafo francês Jean-Georges Noverre (1727-1810), um dos pioneiros da dança moderna, com o objetivo celebrar esta arte e mostrar a sua universalidade, além das barreiras políticas, éticas e culturais.

Companhias e grupos de dança, escolas, associações e autarquias de todo o país assinalam a data com espetáculos e debates.

A Companhia Nacional de Bailado irá interpretar "Giselle", com recriação e encenação de Georges Garcia, segundo Jean Coralli, Jules Perrot, Marius Petipa e Théophile Gautier.

O espetáculo, que fica em cena no Teatro Camões até 10 de maio, terá interpretação musical da Orquestra de Câmara Portuguesa, sob a direção do maestro Pedro Carneiro.

Para celebrar a mesma data, a associação cultural Materiais Diversos vai organizar em Alcanena, Cartaxo e Torres Novas, o programa "Materiais da Dança", com a participação de Miguel Pereira, Vera Mantero e Filipa Francisco.

Estes coreógrafos vão visitar escolas em Alcanena, Cartaxo e Torres Novas para pensar, discutir e experimentar a pergunta "de que é feita a dança?".

NL(AG) // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).