Info

Galiza e Norte de Portugal reforçam cooperação nas áreas da cultura e literatura

| Norte
Fonte: Agência Lusa

Porto, 22 abr (Lusa) -- Galiza e Norte de Portugal assinam na quinta-feira um memorando de entendimento que compromete as regiões a promover ações conjuntas de difusão da cultura e literatura transfronteiriça como troca de livros e de exposições.

Outro dos projetos transfronteiriços prestes a arrancar é o NORTEAR, um prémio literário de dois mil euros destinado a jovens escritores da Galiza e do Norte de Portugal, com idades entre os 16 e os 36 anos, na categoria de relato curto/conto e com limite de participação até 30 de setembro.

O memorando será assinado entre a a Consellería de Cultura, Educación y Ordenación Universitaria da Junta da Galiza, a Direção Regional de Cultura do Norte (DRC-N) e o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza-Norte de Portugal (AECT GNP) numa cerimónia a decorrer a partir das 13:00 em Santiago de Compostela.

Esta nova fase de cooperação transfronteiriça passará pela promoção de projetos como: rotas literárias e turísticas sobre "Escritores do Norte", "Jornadas de Conhecimento Mútuo" entre autores galegos e do Norte de Portugal, exposições conjuntas e intercâmbio de exposições.

Com vista a "aumentar a secção de língua portuguesa na Biblioteca da Galiza e de língua galega na Biblioteca da Direção Regional de Cultura do Norte de Portugal", serão promovidos os intercâmbios de fundos bibliográficos.

Além da assinatura do Memorando de Entendimento, a cerimónia prevê ainda uma visita à Biblioteca da Galiza, onde se vão trocar livros, ficando a Galiza com obras portuguesas e Portugal vai poder trazer obras galegas para a Biblioteca da DRCN -- Norte de Portugal.

As intervenções vão estar a cargo do Diretor Regional de Cultura do Norte, do Conselleiro da Cultura, do Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e do Vicepresidente da Xunta.

LIL // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Embarcação que naufragou ao largo de Espinho localizada no fundo do mar

A Marinha Portuguesa informou hoje que localizou, no fundo do mar, a embarcação Mestre Silva que naufragou há uma semana ao largo de Esmoriz, no concelho de Espinho.

Hospital de São João da Madeira retoma obras no Serviço de Urgência

O Hospital de São João da Madeira já retomou as obras no Serviço de Urgência após divergências com o empreiteiro inicial e ajustará a nova intervenção à grande procura registada nessa valência, revelou hoje a administração da unidade.

Começou a remoção dos resíduos do Cachão em Mirandela

Os resíduos depositados no Complexo do Cachão, em Mirandela, Trás-os-Montes, começaram hoje a ser removidos depois de cinco anos de polémica e queixas com a perspetiva de a operação ser concluída até ao final do ano.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.