Jornal Diário Jornal das 13

Galiza e Norte de Portugal reforçam cooperação nas áreas da cultura e literatura

| Norte
Fonte: Agência Lusa

Porto, 22 abr (Lusa) -- Galiza e Norte de Portugal assinam na quinta-feira um memorando de entendimento que compromete as regiões a promover ações conjuntas de difusão da cultura e literatura transfronteiriça como troca de livros e de exposições.

Outro dos projetos transfronteiriços prestes a arrancar é o NORTEAR, um prémio literário de dois mil euros destinado a jovens escritores da Galiza e do Norte de Portugal, com idades entre os 16 e os 36 anos, na categoria de relato curto/conto e com limite de participação até 30 de setembro.

O memorando será assinado entre a a Consellería de Cultura, Educación y Ordenación Universitaria da Junta da Galiza, a Direção Regional de Cultura do Norte (DRC-N) e o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza-Norte de Portugal (AECT GNP) numa cerimónia a decorrer a partir das 13:00 em Santiago de Compostela.

Esta nova fase de cooperação transfronteiriça passará pela promoção de projetos como: rotas literárias e turísticas sobre "Escritores do Norte", "Jornadas de Conhecimento Mútuo" entre autores galegos e do Norte de Portugal, exposições conjuntas e intercâmbio de exposições.

Com vista a "aumentar a secção de língua portuguesa na Biblioteca da Galiza e de língua galega na Biblioteca da Direção Regional de Cultura do Norte de Portugal", serão promovidos os intercâmbios de fundos bibliográficos.

Além da assinatura do Memorando de Entendimento, a cerimónia prevê ainda uma visita à Biblioteca da Galiza, onde se vão trocar livros, ficando a Galiza com obras portuguesas e Portugal vai poder trazer obras galegas para a Biblioteca da DRCN -- Norte de Portugal.

As intervenções vão estar a cargo do Diretor Regional de Cultura do Norte, do Conselleiro da Cultura, do Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e do Vicepresidente da Xunta.

LIL // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Fogo em Braga dominado em 90% mas Amarante preocupa Proteção Civil

O incêndio que lavra no distrito de Braga está dominado em 90% e um outro no concelho de Amarante, iniciado há cerca de trinta minutos, "está a levantar alguma preocupação", disse um responsável da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Assalto à mão armada em multibanco junto a hipermercado em Fafe

Um funcionário de uma carrinha de valores foi este domingo assaltado no momento em que abastecia uma caixa de multibanco instalada no parque de um hipermercado em Fafe, distrito de Braga.

Serenata da Romaria d’Agonia de Viana do Castelo adiada por risco de incêndio

A Serenata da Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia, festa que se realiza em Viana do Castelo, foi adiada devido à proibição da utilização de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos, entre os dias 18 e 22 de agosto, por causa do agravamento do risco de incêndio, avançou este domingo a comissão de festas em comunicado.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.