Info

Galiza e Norte de Portugal reforçam cooperação nas áreas da cultura e literatura

| Norte
Fonte: Agência Lusa

Porto, 22 abr (Lusa) -- Galiza e Norte de Portugal assinam na quinta-feira um memorando de entendimento que compromete as regiões a promover ações conjuntas de difusão da cultura e literatura transfronteiriça como troca de livros e de exposições.

Outro dos projetos transfronteiriços prestes a arrancar é o NORTEAR, um prémio literário de dois mil euros destinado a jovens escritores da Galiza e do Norte de Portugal, com idades entre os 16 e os 36 anos, na categoria de relato curto/conto e com limite de participação até 30 de setembro.

O memorando será assinado entre a a Consellería de Cultura, Educación y Ordenación Universitaria da Junta da Galiza, a Direção Regional de Cultura do Norte (DRC-N) e o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza-Norte de Portugal (AECT GNP) numa cerimónia a decorrer a partir das 13:00 em Santiago de Compostela.

Esta nova fase de cooperação transfronteiriça passará pela promoção de projetos como: rotas literárias e turísticas sobre "Escritores do Norte", "Jornadas de Conhecimento Mútuo" entre autores galegos e do Norte de Portugal, exposições conjuntas e intercâmbio de exposições.

Com vista a "aumentar a secção de língua portuguesa na Biblioteca da Galiza e de língua galega na Biblioteca da Direção Regional de Cultura do Norte de Portugal", serão promovidos os intercâmbios de fundos bibliográficos.

Além da assinatura do Memorando de Entendimento, a cerimónia prevê ainda uma visita à Biblioteca da Galiza, onde se vão trocar livros, ficando a Galiza com obras portuguesas e Portugal vai poder trazer obras galegas para a Biblioteca da DRCN -- Norte de Portugal.

As intervenções vão estar a cargo do Diretor Regional de Cultura do Norte, do Conselleiro da Cultura, do Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e do Vicepresidente da Xunta.

LIL // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Colisão em Vilar do Paraíso faz quatro feridos. Dois graves

Uma colisão entre um veículo ligeiro e um motociclo provocou dois feridos graves e dois ligeiros, na tarde desta quinta-feira, em Vila de Paraíso, Vila Nova de Gaia, apurou o Porto Canal junto dos Bombeiros Sapadores de Vila Nova de Gaia.

Idosa desaparecida há cinco dias encontrada morta

A mulher de 79 anos que estava desaparecida desde o passado sábado, em Labruge, Vila do Conde, foi encontrada morta por um vizinho num terreno de construção perto da casa da idosa.

População de Vila Seca e Milhazes preocupados com as crateras e as piscinas a céu aberto da exploração de caulinos

Os habitantes das freguesias de Vila Seca e Milhazes, em Barcelos, temem há muito pela segurança. Em causa estão as crateras e as piscinas a céu aberto causadas pela exploração de caulinos.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.