Galiza e Norte de Portugal reforçam cooperação nas áreas da cultura e literatura

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 22 abr (Lusa) -- Galiza e Norte de Portugal assinam na quinta-feira um memorando de entendimento que compromete as regiões a promover ações conjuntas de difusão da cultura e literatura transfronteiriça como troca de livros e de exposições.

Outro dos projetos transfronteiriços prestes a arrancar é o NORTEAR, um prémio literário de dois mil euros destinado a jovens escritores da Galiza e do Norte de Portugal, com idades entre os 16 e os 36 anos, na categoria de relato curto/conto e com limite de participação até 30 de setembro.

O memorando será assinado entre a a Consellería de Cultura, Educación y Ordenación Universitaria da Junta da Galiza, a Direção Regional de Cultura do Norte (DRC-N) e o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza-Norte de Portugal (AECT GNP) numa cerimónia a decorrer a partir das 13:00 em Santiago de Compostela.

Esta nova fase de cooperação transfronteiriça passará pela promoção de projetos como: rotas literárias e turísticas sobre "Escritores do Norte", "Jornadas de Conhecimento Mútuo" entre autores galegos e do Norte de Portugal, exposições conjuntas e intercâmbio de exposições.

Com vista a "aumentar a secção de língua portuguesa na Biblioteca da Galiza e de língua galega na Biblioteca da Direção Regional de Cultura do Norte de Portugal", serão promovidos os intercâmbios de fundos bibliográficos.

Além da assinatura do Memorando de Entendimento, a cerimónia prevê ainda uma visita à Biblioteca da Galiza, onde se vão trocar livros, ficando a Galiza com obras portuguesas e Portugal vai poder trazer obras galegas para a Biblioteca da DRCN -- Norte de Portugal.

As intervenções vão estar a cargo do Diretor Regional de Cultura do Norte, do Conselleiro da Cultura, do Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e do Vicepresidente da Xunta.

LIL // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.