Banco Montepio com mudanças à vista

Banco Montepio com mudanças à vista
| Economia
Porto Canal (SYE)

Maria Luis Albuquerque, ministra das finanças já tem o novo regime jurídico das Caixas Económicas, onde se encontra inserido o banco Montepio. O Banco de Portugal (BdP) recomendou que o próximo presidente executivo se faça acompanhar de gestores independentes da actual administração.


O banco Montepio convocou, na ultima quarta-feira, os 21 membros da assembleia-geral para se reunirem a 30 de Abril. Um dos pontos introduzidos na ordem de trabalhos foi a autorização de emissões de novas unidades de participação do Fundo de Participação Caixa Económica Montepio Geral. Uma proposta que indica poder ser um meio para aumentar o capital do banco Montepio, tal como impõe o BdP.

Para facilitar a supervisão do BdP, o Montepio tem como orientação, separar a actividade bancária das entidades que representam os accionistas. Embora o ministro Mota Soares se tenha mostrado a favor de envolver a autoridade que fiscaliza os seguradores e fundos de pensões, a Associação Mutualista não responde perante a supervisão financeira.


Com o fim do mandato de Tomás Correia em Dezembro, a autoridade liderada por Carlos Costa avisa que o próximo líder do banco Montepio não só deve fazer-se acompanhar de um administrador financeiro, como também de alguém com competências no retalho.

+ notícias: Economia

Marca romena lidera venda de carros em Portugal pela primeira vez este ano

A marca romena, do grupo Renault, foi quem mais carros vendeu em Portugal no mês de abril. A Dacia vendeu 1.484 novos veículos subindo ao pódio das vendas no quarto mês do ano. Em segundo lugar está a Mercedes-Benz, com 1.375 novas matrículas e no terceiro posto a Volkswagen, com 1.291 automóveis vendidos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.