TC pode acrescentar "segurança jurídica" a diploma sobre funcionários públicos -- Governo

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 14 ago (Lusa) - O ministro da Presidência desdramatizou hoje o pedido de fiscalização preventiva pelo Presidente da República do diploma sobre requalificação dos funcionários públicos e disse que o Tribunal Constitucional pode "acrescentar certeza e segurança jurídica" a esta legislação.

Na habitual conferência de imprensa realizada no final do Conselho de Ministros, Luís Marques Guedes, questionado pelos jornalistas, adiantou que este assunto "não esteve em análise" na reunião e que o envio de diplomas para o Palácio Ratton é "o exercício de uma competência própria do senhor Presidente da República".

"A leitura que o Governo faz é que o senhor Presidente, com este envio para o Tribunal Constitucional, procura acrescentar segurança e certeza jurídica a um diploma importante como é este para a reestruturação da administração pública em Portugal".

Mais à frente, perante novas perguntas dos jornalistas sobre as consequências orçamentais resultantes de um eventual 'chumbo'do diploma, Marques Guedes frisou que esta lei "foi preparada pelo Governo dentro daquilo que são os condicionalismos da Constituição da República Portuguesa".

O Presidente da República requereu na terça-feira a fiscalização preventiva da constitucionalidade do diploma do Governo sobre a requalificação dos funcionários públicos.

No comunicado divulgado no 'site' da Presidência da República é referido que o chefe de Estado solicitou que o Tribunal Constitucional verificasse a conformidade de normas do diploma que estabelece o regime jurídico da requalificação de trabalhadores em funções públicas, "designadamente com o conceito constitucional de justa causa de despedimento, o regime dos direitos, liberdades e garantias e o princípio da proteção da confiança".

ATF/ND // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.