Chamar palhaço a Cavaco Silva "teve alguma piada, mas pouca relevância política" - BE

| Política
Porto Canal / Agências

Odivelas, 25 mai (Lusa) - O coordenador do Bloco de Esquerda (BE) João Semedo considerou na sexta-feira à noite que as declarações do escritor Miguel Sousa Tavares, que se referiu a Cavaco Silva como "um palhaço" tiveram "alguma piada, mas pouca relevância política".

Na sequência das declarações de Miguel Sousa Tavares, o Presidente da República, Cavaco Silva, solicitou à Procuradoria-Geral da República a sua análise, "à luz do artigo 328.º do Código Penal", segundo fonte de Belém. Em declarações à agência Lusa, o escritor e cronista, que hoje deu uma entrevista ao Jornal de Negócios sob o título "Beppe Grillo? Nós já temos um palhaço. Chama-se Cavaco Silva admitiu ter sido "excessivo" nas palavras.

Para o BE, Cavaco Silva "sempre foi um mau Presidente e ultimamente péssimo", afirmou o líder bloquista. "Não precisamos comparar Cavaco Silva com ninguém", muito menos com uma classe profissional que nos merece toda a simpatia [palhaços]."

João Semedo, que participava na noite de sexta-feira em Odivelas na apresentação do candidato do BE à presidência da autarquia local, referiu que o Presidente da República "tem sido péssimo", uma vez que é ele "quem suporta o Governo".

"É em Belém que está o fio que sustenta este Governo. Se esse fio for cortado o Governo cai", sublinhou.

No seu discurso o líder bloquista criticou ainda as medidas apresentadas na quinta-feira pelo ministro das Finanças Vítor Gaspar de incentivo fiscal ao investimento, dizendo que o Governo pretende "aplicar um golpe de mágica".

"Há em Pedro Passos Coelho e no Governo uma tentativa de aplicar um golpe de mágica e fingir que acabou o tempo de austeridade e que agora é altura de crescer. Não existe nenhum corte com a austeridade, mas sim um reforçar de austeridade", afirmou.

FYS (CP) // HB

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.