Centro Hospitalar do Baixo Vouga passa a dispor de nova cirurgia oftalmológica

| Norte
Porto Canal / Agências

Aveiro, 13 ago (Lusa) - O Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV) vai começar a realizar a consulta da córnea e a cirurgia da retina, evitando assim que os utentes tenham de se deslocar para outras instituições hospitalares mais distantes, anunciou hoje fonte hospitalar.

A implementação destas duas novas e diferenciadas abordagens clínicas será possível devido à contratação de mais dois médicos especialistas, que vão reforçar o serviço de oftalmologia do CHBV a partir de outubro.

"Este reforço clínico do serviço de oftalmologia, devidamente autorizado pela tutela, vai permitir concretizar a estratégia da administração deste centro hospitalar que passa pela implementação de cuidados de proximidade, mais seguros e diferenciados", refere o CHBV em comunicado.

Outra das medidas tomadas pelo centro hospitalar para garantir uma maior proximidade foi o arranque, em maio passado, de períodos de consulta de oftalmologia no polo de Águeda.

Paralelamente, foram criadas condições para que os utentes daquela região passassem a realizar todos os exames de diagnóstico e terapêutica da área oftalmológica no Hospital de Aveiro, evitando assim a deslocação para Coimbra, como acontecia até então.

Na mesma nota, o CHBV anuncia a realização, a partir do próximo ano letivo, de um rastreio oftalmológico junto das crianças da região que frequentam o ensino básico, de forma a detetar situações que necessitem de intervenção precoce.

Atualmente, o serviço de oftalmologia é composto por seis médicos (aos quais se juntarão os dois em fase de contratação), dois técnicos de ortóptica e dois auxiliares de ação médica.

No primeiro semestre de 2013, foram realizadas no CHBV, que integra os hospitais de Aveiro, Águeda e Estarreja, 8896 consultas de especialidade, 4621 exames de diagnóstico e terapêutica e 891 cirurgias.

JYDN // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Agrediu polícia e foi detido em Espinho

A PSP deteve um homem, de 44 anos, em Espinho, no distrito de Aveiro, por ameaças e agressão contra polícia, informou esta sexta-feira aquela força policial.

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).