CDU diz ser "dia inesquecivel" na Madeira

| Política
Porto Canal / Agências

Funchal, Madeira, 31 mar (Lusa) - O mandatário da CDU, Leonel Nunes, disse que hoje "é um dia inesquecível", depois de conhecidos os resultados da assembleia de apuramento geral das regionais da Madeira que ditaram mais um deputado para a CDU.

Leonel Nunes saudou os que "acreditaram no projeto da CDU que aumentou de dois para três os deputados eleitos".

"Conseguimos aquilo que muita gente andava atrás - tirar a maioria absoluta ao PSD. É um dia inesquecível na Madeira", acrescentou.

Leonel Nunes realçou que não tinha sido a recontagem dos votos nulos que resolveu o problema: "Foram as atas, números empolados de votos que foram expressos, votos da CDU dentro dos votos do PSD, ao fim e ao cabo, isto parece que a gente já tinha esquecido isto existia, aqui, na Madeira, mas existe e fez-se justiça".

"Agora ninguém nos tira o terceiro deputado", afiançou, mesmo que o PSD recorra para o Tribunal Constitucional.

O PSD-Madeira perdeu hoje a maioria absoluta, após a verificação de votos pela assembleia de apuramento geral dos resultados das eleições legislativas regionais da Madeira de domingo.

A informação consta de um edital hoje afixado na residência oficial do Representante da República, no Funchal, e onde se refere que o PSD perdeu o 24.º deputado - que lhe dava a maioria absoluta - e a CDU elegeu o terceiro.

No edital refere-se que o PSD passou de 56.690 para 56.574 votos o que foi suficiente para perder o 24.º deputado, que lhe dava a maioria em benefício da CDU que, apesar de ter descido de 7.082 para 7.060, conseguiu eleger o terceiro deputado.

De acordo com os resultados totais provisórios divulgados no domingo pela secretaria-geral do Ministério da Administração Interna (MAI), o PSD venceu com maioria absoluta (44,3%) as eleições regionais antecipadas na Madeira de domingo mas a verificação da assembleia de apuramento geral ditou hoje a perda da maioria absoluta, facto que acontece pela primeira vez desde 1976.

EC/DYC/AMB // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.