Polaco Pawel Bernas conquista 33.ª Volta ao Alentejo

| Desporto
Porto Canal / Agências

Reguengos de Monsaraz, Évora, 29 mar (Lusa) -- O ciclista polaco Pawel Bernas (Activejet Team) sagrou-se hoje vencedor da 33.ª Volta ao Alentejo, no final da quinta etapa, conquistada pelo holandês Johim Ariesen (Metec-TKH Continental).

Pawel Bernas, que chegou à liderança da 'Alentejana' no penúltimo dia de competição, subiu ao pódio, em Reguengos de Monsaraz, consagrando-se como o melhor, depois de na etapa de hoje ter sprintado na primeira meta volante do dia para juntar dois segundos aos cinco que já tinha da vantagem para o segundo classificado, o espanhol Delio Fernandez (W52-Quinta da Lixa).

Numa etapa de 175,1 quilómetros, entre Alcácer do Sal e Reguengos de Monsaraz, sem dificuldades de maior, o polaco precisou apenas de chegar integrado no pelotão, comandado por Johim Ariesen (Metec-TKH Continental), que bateu Samuel Caldeira (W52-Quinta da Lixa) e Daniel Freitas (Anicolor) e completou o percurso em 4:03.48 horas.

"Esta prova foi louca, com muitos nervos, quedas e corrida a grande velocidade. Mas, foi um mês perfeito para nós, ao terminarmos com mais esta vitória", disse um satisfeito Bernas, que no fim de semana passado conquistou o Troféu Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

Nas contas finais da edição de 2015 da Volta ao Alentejo, Delio Fernandez (W52-Quinta da Lixa) ocupou o segundo lugar e James Oram (Team Axeon), que venceu a primeira etapa, fechou o pódio, também a sete segundos.

É preciso descer apenas um degrau na classificação para encontrar um trio de portugueses que ficou à porta da glória na 33.ª edição da 'Alentejana': Samuel Caldeira (W52-Quinta da Lixa), Manuel Cardoso (Team Tavira) e Sérgio Sousa (LA Alumínios/Antarte) ocuparam, respetivamente, o quarto, o quinto e o sexto lugares.

AMG // PFO

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto e Sérgio Conceição prolongam contrato

O FC Porto e Sérgio Conceição acordaram prolongar o contrato que os liga desde 2017. Ao serviço dos Dragões e na condição de treinador, o antigo extremo já venceu três edições da Liga portuguesa, três Taças de Portugal, uma Taça da Liga e três Supertaças.

FC Porto: Feriado de trabalho a pensar no clássico

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Sporting (domingo, 20h30, Sport TV), no Estádio do Dragão, a contar para a 31.ª jornada do campeonato.

O campeão da liberdade. 25 de abril de 74 também é um marco na história do FC Porto

No dia em que passa meio século sobre a revolução que conduziu Portugal à democracia depois de 48 anos de ditadura, o FC Porto pode orgulhar-se de ser o clube nacional com melhor palmarés. Além de ser, em termos absolutos, um dos dois com mais troféus oficiais de futebol - tem 84, tantos como o Benfica -, distingue-se por ter vencido sete competições internacionais - as sete conquistadas em democracia -, enquanto os restantes clubes portugueses juntos somam apenas três - as três alcançadas durante o Estado Novo. Se se olhar em paralelo para a história dos maiores clubes portugueses e para a evolução dos regimes políticos no país durante o século XX, a conclusão é óbvia e irrefutável: a ditadura foi o período dourado do sucesso desportivo dos clubes de Lisboa, enquanto os 50 anos que se seguiram ao 25 de abril são dominados pelo azul e branco.