Douro Film Harvest presta tributo a João Botelho

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Real, 12 ago (Lusa) -- A quinta edição do Douro Film Harvest (DFH) arranca a 14 de setembro com um orçamento de cerca de 100 mil euros, apresenta 24 filmes e presta tributo ao realizador duriense João Botelho, anunciou hoje a organização.

O DFH é organizado e produzido pela Expanding World e quer dirigir os holofotes para o Douro, que foi classificado pela UNESCO em 2001.

Manuel Vaz, presidente do festival, disse à agência Lusa que o festival arranca em Sabrosa no dia 14 com a apresentação do filme "Mondovino", seguido de uma tertúlia com o realizador norte-americano Jonathan Nossiter.

No mesmo dia, o DFH associa-se ao Festival das Aldeias Vinhateiras, em Provesende, com a peça de teatro "O pecado da gula", que é interpretada por Marcantonio Del Carlo.

Na abertura do festival, será ainda prestado tributo ao realizador duriense João Botelho, que por algumas vezes usou o Douro como palco ou se inspirou neste território para os seus trabalhos.

Em Sabrosa, será apresentado o documentário "A terra antes do céu" do realizador dedicado a Miguel Torga, escritor que nasceu neste concelho.

Entre os seus trabalhos mais conhecidos destaca-se ainda o "Um Adeus Português", primeiro filme português a explorar o tema da Guerra Colonial, ou a sátira ao exercício do poder, "A Mulher Que Acreditava Ser Presidente dos Estados Unidos".

Este festival de cinema procura aliar a melhor seleção de filmes às melhores colheitas de vinhos produzidos na mais antiga região demarcada do mundo.

Os filmes a concurso vão dividir-se em três secções, nomeadamente "Wine Films", "Food Films" e "Curtas da Casa".

Fora de competição existem as rubricas "A Nossa Colheita" e "Fora da Carta". Em "A Nossa Colheita" será apresentada a curta-metragem "Mau Vinho", a primeira realizada por Marcantonio del Carlo e produzida pelo DFH em parceria com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

O DFH apresenta 24 produções, todos estreias nacionais, algumas europeias e uma mundial.

Manuel Vaz referiu que o orçamento ainda está a ser preparado, mas que deverá rondar os 100 mil euros de financiamento direto. O responsável referiu que o festival sobrevive sem apoios estatais, por parte da cultura ou do turismo e que a organização conta com o apoio de patrocinadores.

O DFH termina no dia 21, no Porto.

PLI // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.