Líder do PS/Porto toma posse apesar da Comissão Federativa ter declarado eleições "sem efeito"

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 28 mar (Lusa) - O líder da Concelhia PS do Porto, Tiago Barbosa Ribeiro, tomou esta noite posse convicto de que o recurso enviado para a Comissão Nacional de Jurisdição, após a Comissão Federativa ter declarado as eleições "sem efeito", lhe será favorável.

"Estou plenamente sereno relativamente a essa matéria [referindo-se ao pedido de impugnação aceite pela Comissão Federativa de Jurisdição] e não quero estar preocupado com manobras aparelhísticas", disse à agência Lusa o dirigente socialista.

Tiago Barbosa Ribeiro candidatou-se com lista única à Concelhia do PS/Porto, num ato eleitoral que foi alvo de uma impugnação feita por Odete Guimarães, militante socialista da secção de Paranhos, pedido aceite pela Comissão Federativa de Jurisdição, aguardando-se agora a decisão da Comissão Nacional.

"Candidatei-me em eleições livres e transparentes, em eleições que foram convocadas porque eu permiti que assim fosse. Quem não se disponibilizou para ir a votos, eventualmente discordando do meu projeto, não pode tentar rebater na secretaria aquilo que centenas de militantes votaram", defendeu.

Recorde-se que o líder da concelhia PS/Porto tinha assumido a liderança desta Concelhia depois da saída do vereador da câmara local, Manuel Pizarro, que passou a integrar o secretariado nacional, prevendo os estatutos que o militante que ocupe a segunda posição fique com o cargo de presidente, mas Barbosa Ribeiro, que era o "número dois" da lista recusou-se a assumir a liderança sem ir a votos.

Esta noite, após a tomada de posse, numa reunião, na qual as listas por si apresentadas foram votadas favoravelmente quer para o secretariado, com 59 votos a favor e quatro contra, quer para a mesa desta estrutura, com 62 "sins" para três "nãos", Tiago Barbosa Ribeiro referiu à Lusa que vai "continuar a trabalhar independentemente das manobras de bastidores" que, defendeu, "são sempre de lamentar", mas em relação às quais diz ser "completamente alheio".

Esta tomada de posse acontece quatro dias depois de Barbosa Ribeiro ter reunido com o presidente da Câmara do Porto, o independente Rui Moreira, que governa esta autarquia em coligação com o PS, sendo Pizarro vereador.

Questionado sobre se dessa reunião saíram decisões sobre as autárquicas de 2017, o líder do PS/Porto considerou o tema "prematuro e extemporâneo neste momento", afirmando estar "concentrado em trabalhar pelo Porto, pelo país e pela afirmação do PS nomeadamente já no domingo", referindo-se à visita a esta cidade do secretário-geral dos socialistas, António Costa.

Manuel Pizarro também marcou presença na reunião desta noite, à margem da qual, disse à Lusa que o "presidente da Comissão Concelhia com ou sem impugnação será sempre Tiago Barbosa Ribeiro".

O agora membro do secretariado nacional socialista e vereador na câmara do Porto considerou que as "pequenas questiúnculas do interior do aparelho do PS" não devem "desconcentrar" as estruturas socialistas da cidade.

PYT (JF/ACG) // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.