Exército da Resistência do Senhor intensifica ataques na África central

| Mundo
Porto Canal / Agências

Genebra, 27 mar (Lusa) -- O Exército da Resistência do Senhor intensificou os ataques na fronteira entre a República Centro Africana e a República Democrática do Congo, desde a detenção de um dos seus líderes, informou hoje a ONU.

No início do ano, um dos líderes daquele grupo rebelde, Dominic Ongwen, foi detido e transferido para o Tribunal Penal Internacional, acusado por crimes de guerra e contra a humanidade.

Segundo o Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR), 15 congoleses fugiram das atrocidades daquele grupo e refugiaram-se na República Centro Africana e outro nacional congolês foi sequestrado pelo Exército da Resistência do Senhor no passado dia 21 na fronteira com a República Democrática do Congo.

"Algumas vítimas chegaram com ferimentos e uma menina de 16 anos de foi violada", disse em comunicado o ACNUR, acrescentando que três meninos, também refugiados, estão desaparecidos.

O Exército da Resistência do Senhor é conhecido pelo rapto de crianças, que transforma em soldados ou em escravos, e também pela mutilação e assassínio de civis na África central.

Mas, segundo o ACNUR, desde a prisão de Dominic Ongwen, os rebeldes intensificaram os ataques contra vilas na fronteira entre aqueles dois países.

Só no mês de fevereiro, o Exército da Resistência do Senhor sequestrou 25 pessoas em várias aldeias, acrescenta a ONU, que cita uma organização humanitária.

MSE // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.