Secretário-geral da UGT afirma que a regionalização é "uma necessidade"

| Política
Porto Canal / Agências

Coimbra, 27 mar (Lusa) - O secretário-geral da União Geral de Trabalhadores (UGT), Carlos Silva, afirmou hoje à tarde em Coimbra que a regionalização "é uma necessidade", sendo fundamental discuti-la.

"É fundamental discutir a regionalização", defendeu Carlos Silva, considerando que esta "é uma necessidade sentida face à retirada dos serviços públicos".

A regionalização seria uma forma de resistir contra a redução de serviços públicos e o facto de Portugal "estar litoralizado", disse à agência Lusa o dirigente sindical.

Segundo Carlos Silva, deviam ser criados governos regionais com "políticas regionais e regionalizadas", com base "nas NUTS [Nomenclatura das Unidades Territoriais para Fins Estatísticos] ou nas regiões que as CCDR [Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional] administram".

Esta será uma das questões a ser lançada pela UGT aos partidos políticos, entre final de abril e maio, altura da apresentação do "Guião para a legislatura", avançou.

Esse mesmo guião pretende não só lançar discussões, mas também apresentar contributos para as próximas legislativas, nomeadamente a reversão de alguns dos direitos retirados aos trabalhadores.

O dirigente sindical falava à Lusa à margem do Seminário "Trabalho Seguro, pela Saúde", que decorreu hoje na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra.

Na sessão de encerramento, o secretário-geral da UGT protestou contra o fecho de "escolas, tribunais e centros de saúde", considerando que, caso esta política continue, "daqui a uns tempos já não há Estado social que responda aos cidadãos".

JYGA// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.