Líder da bancada do PSD diz que Passos não foi beneficiado em relação a dívidas ao Estado

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 05 mar (Lusa) - O líder parlamentar do PSD disse hoje que o primeiro-ministro não beneficiou de qualquer favorecimento por parte da administração relativamente a dívidas à Segurança Social ou ao fisco e voltou a enaltecer a seriedade de Pedro Passos Coelho.

"O senhor primeiro-ministro não teve por parte da administração nenhum ato de favorecimento relativamente às suas dívidas sejam de contribuições para a Segurança Social, sejam de dívidas fiscais", afirmou o líder da bancada do PSD, Luís Montenegro, no plenário da Assembleia da República.

Antes, numa interpelação à bancada do PSD sequência da declaração política de Luís Montenegro, o líder parlamentar do PCP, João Oliveira, falou da "falta de credibilidade do Governo" e acusou o executivo de ter "dois pesos e duas medidas relativamente às exigências que faz aos portugueses e às obrigações que impõe que cumpram" e, por outro lado, às "facilidades e aos favorecimento que garantem", apontando como o exemplo a discussão em que está envolvido o primeiro-ministro sobre dívidas à Segurança Social.

Na resposta à bancada comunista, e depois de garantir que Pedro Passos Coelho não beneficiou de qualquer favorecimento, o líder da bancada do PSD assegurou que o partido é o primeiro a estar interessado em que o primeiro-ministro responda às questões que a oposição tem colocado.

A este propósito, Luís Montenegro saudou o PCP e o BE por terem colocado as questões que entenderam diretamente ao primeiro-ministro, ao contrário do PS que tentou "instrumentalizar o parlamento e a comissão de trabalho", numa referência ao requerimento socialista apresentado a essa comissão com nove perguntas dirigidas a Pedro Passos Coelho.

"Aproveito para desafiar o PS para pegar nas nove questões com que queria instrumentalizar a comissão e as possa dirigir ao primeiro-ministro, que ele não vai deixar de lhes dar resposta", disse Luís Montenegro.

Na sua declaração política, o líder parlamentar do PSD voltou a repetir os elogios que tinha deixado no início da semana ao primeiro-ministro, voltando a dizer que o partido tem "um líder sério, capaz e corajoso", que é também "o português mais bem preparado para exercer as funções de primeiro-ministro nos próximos cinco anos em Portugal".

Os elogios merecerem aplausos da bancada do PSD, que no final da intervenção chegou mesmo a levantar-se. A bancada do CDS-PP também aplaudiu a intervenção de Luís Montenegro, embora os democratas-cristãos tenham permanecido sentados.

A primeira declaração política da tarde acabou por ficar também marcada por uma indisposição da deputada do PS Ana Catarina Mendes, que quando estava a interpelar Luís Montenegro foi obrigada a interromper o seu discurso e a sair do hemiciclo.

Depois da saída de Ana Catarina Mendes do plenário, a bancada socialista optou por não voltar a interpelar o líder parlamentar do PSD.

VAM // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.