Credores da cerâmica do antigo grupo BPN/SLN aprovam plano de recuperação

| País
Porto Canal / Agências

Aveiro, 07 ago (Lusa) - Os credores da cerâmica Labicer, do antigo grupo BPN/SLN, aprovaram o plano de recuperação da empresa, que tinha sido rejeitado em abril passado, após o tribunal ter alterado a qualificação dos créditos da Parvalorem e do BPN Crédito.

No despacho, a que a agência Lusa teve hoje acesso, a juíza responsável pelo processo declarou aprovado por maioria o plano apresentado pela administração da Labicer.

Da primeira vez tinham votado a favor do plano o BPN Crédito, a Parvalorem (sociedade criada pelo Estado para gerir os chamados ativos tóxicos do BPN) e a Casa dos Diamantes. A estes credores juntaram-se, agora, a Fazenda Nacional, a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e mais quatro fornecedores de matérias-primas e serviços.

O plano mereceu o voto contra de um grupo de nove trabalhadores, que consideram que a sua situação será "previsivelmente menos favorável do que a que lhes adviria na ausência do plano".

A administração da empresa destaca que o grau de satisfação do plano agora aprovado é 50% superior à opção pela liquidação, sustentando que, neste caso, o valor da massa insolvente seria "substancialmente reduzido".

O documento estipula um prazo de dez dias para a constituição de uma nova sociedade, que irá dedicar-se à exploração do único estabelecimento da insolvente.

A empresa deverá manter a maioria dos postos de trabalho, podendo despedir até 30 dos atuais cerca de 100 trabalhadores.

Segundo o plano agora aprovado, a empresa propõe-se liquidar as suas dívidas relativamente aos créditos privilegiados até 2021, com um período de carência de três anos.

Nesta situação encontram-se as dívidas aos trabalhadores, que serão pagas na totalidade em 60 prestações mensais, com perdão dos juros.

Os credores Parvalorem e AICEP terão um montante global de quatro milhões de euros a ratear de acordo com os valores máximos assegurados das hipotecas voluntárias registadas sobre imóveis.

No entanto, a Parvalorem só receberá o valor previsto se o Tribunal da Relação de Coimbra julgar procedente o recurso interposto pela credora a pedir a revogação do despacho que alterou a qualificação dos seus créditos.

A locadora BPN Crédito poderá receber um milhão de euros pela transmissão da totalidade dos bens que foram objeto de locação financeira mobiliária.

Em abril passado, a juíza consignou a não aprovação do plano, após concluir que a relação entre a insolvente e os credores Parvalorem e BPN Crédito impunha a qualificação dos seus créditos como créditos subordinados (só podem ser satisfeitos depois dos restantes créditos).

A cerâmica com instalações em Bustos, Oliveira do Bairro, iniciou a produção em 2005, passando um ano depois para o controlo maioritário de um fundo de investimentos do BPN, à altura dirigido por Oliveira e Costa.

Com um investimento de 55,2 milhões de euros, a fábrica foi considerada Projeto de Interesse Nacional (PIN) e teve um apoio público de 9,16 milhões de euros.

Segundo o administrador judicial, a empresa, declarada insolvente em abril de 2012, tinha um "elevadíssimo nível de endividamento", superior a 100 milhões de euros, face ao seu volume de negócios, que em 2008 atingiu 11,7 milhões de euros.

Apesar das dificuldades enfrentadas, nomeadamente com o processo BPN, em que também é arguida, a Labicer mantém-se a laborar, estando os postos de trabalho a ser garantidos com os 'stocks' da empresa.

JYDN // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.